• Post author:

Daniil Trifonovconhecido por sua técnica excepcional, sensibilidade e interpretações profundas ao piano, é a próxima atração da Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais 2024 com um recital em 16 de julho, terça-feira, 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No programa, obras de Mozart, Beethoven, Rachmaninof e Jean-Philippe Ramau. 

Trifonov ganhou medalhas em três dos desafios mais prestigiados do meio musical: Terceiro Prémio no Concurso Chopin de Varsóvia, Primeiro Prémio no Concurso Rubinstein de Tel Aviv e Primeiro Prêmio e o Grande Prêmio – uma honraria adicional concedida ao melhor competidor geral em qualquer categoria – no Concurso Tchaikovsky de Moscou. Em 2013, recebeu o prestigioso Prêmio Franco Abbiati de Melhor Solista Instrumental pela principal crítica musical da Itália.

Daniil
Daniil Trifonov

 

Daniil Trifonov ganhador do Grammy de Melhor Álbum Solo Instrumental em 2018 com “Transcendental”, a coleção de Liszt que marcou seu terceiro título como artista exclusivo da Deutsche Grammophon, combina técnica com rara sensibilidade e profundidade.

A discografia de Trifonov na Deutsche Grammophon inclui  a gravação ao vivo indicada ao Grammy de sua estreia no recital Carnegie; Evocações de ChopinSilver Age, pelo qual recebeu o prêmio Opus Klassik’s Instrumentalist of the Year/Piano; o álbum duplo mais vendido e indicado ao Grammy, Bach: The Art of Life; e três volumes de obras de Rachmaninov com a Orquestra da Filadélfia e Yannick Nézet-Séguin, dos quais dois receberam indicações ao Grammy e o terceiro ganhou o prêmio de Gravação de Concerto do Ano de 2019 da BBC Music. Artista do Ano de 2016 da Gramophone e Artista do Ano de 2019 da Musical America, Trifonov foi nomeado “Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres” pelo governo francês em 2021.

O pianista Daniil Trifonov é a próxima atração da O Globo/Dellarte Concertos Internacionais 16 de julho no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Nascido em Nizhny Novgorod em 1991, Trifonov começou sua formação musical aos cinco anos, e passou a frequentar a Gnessin School of Music de Moscou como aluno de Tatiana Zelikman, antes de prosseguir seus estudos de piano com Sergei Babayan no Instituto de Música de Cleveland. Ele também estudou composição, e continua a escrever para piano, conjunto de câmara e orquestra.

Desde que fez estreias em recital solo no Carnegie Hall, no Wigmore Hall de Londres, no Musikverein, em Viena, no Suntory Hall do Japão e na Salle Pleyel de Paris em 2012-13, Trifonov deu recitais em locais como o Kennedy Center, em Washington DC; Série de Celebridades de Boston; Barbican, Royal Festival e Queen Elizabeth Halls, em Londres; Concertgebouw de Amsterdã (Master Piano Series); a Filarmônica de Berlim; Herkulessaal, de Munique; Schloss Elmau, da Baviera; Tonhalle, de Zurique; o Festival de Piano de Lucerna; o Palais des Beaux-Arts, em Bruxelas; o Théâtre des Champs Élysées e o Auditorium du Louvre, em Paris; Palau de la Música, em Barcelona; Cidade da Ópera de Tóquio; o Centro de Artes de Seul e o Centro de Recital de Melbourne.

A programação da Série Dellarte Concertos Internacionais segue até novembro e traz uma seleção de grandes estrelas do cenário internacional. A Sinfônica Nacional da Colômbia se apresenta dia 28 de julho. Isabel Leonard, uma das mezzo-soprano mais procuradas no cenário internacional, chega ao Theatro Municipal em 10 de agosto acompanhada pelo pianista Anthony Manoli. 

A National Youth Orchestra USA, do Carnegie Hall e conhecida por reunir os melhores jovens músicos dos Estados Unidos, sob a regência de Marin Alsop e com participação do pianista Jean-Yves Thibaudet, faz concerto no dia 12 de agosto. Fundado em 1973, o concerto do Wiener Musikverein Quartett será no dia 30 de setembro. 

O violinista Joshua Bell se junta ao pianista Peter Dugan para o encerramento da Programação 2024 Série Dellarte Concertos Internacionais, em 20 de novembro.