Pedágio: Longa-metragem é o único brasileiro na categoria “Favoritos dos Festivais”
Após fazer carreira internacional nos festivais de San Sebastián, Vancouver, Bordeuax, Toronto e Roma, onde, nesse último, conquistou o prêmio de Melhor Filme, “Pedágio”, dirigido por Carolina Markowicz, foi selecionado para a categoria “Favoritos dos Festivais” do South by Southwest 2024 (SXSW), que ocorre de 8 a 16 de março em Austin, no Texas. O evento é voltado para as tendências e inovações nas áreas de tecnologia, cinema, televisão e música. Protagonizado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga, o longa é produzido pela Biônica Filmes e O Som e a Fúria, coproduzido pela Globo Filmes e Paramount Pictures e distribuído pela Paris Filmes.
Carolina Marcowicz também foi o primeiro nome latino-americano da história a receber o prestigiado Tribute Awards do Festival de Toronto, na categoria Emerging Talent, ao lado de nomes como Spike Lee, Pedro Almodóvar e Patricia Arquette. No Brasil, “Pedágio” foi o filme mais premiado no Festival do Rio 2023, com quatro estatuetas (Melhor Atriz, Ator, Atriz Coadjuvante e Direção de Arte).
“Pedágio” acompanha Suellen (Maeve), uma cobradora de pedágio que percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro.
Este é o segundo longa-metragem coproduzido pela Globo Filmes selecionado para o SXSW. Em 2020, “Medida Provisória”, dirigido por Lázaro Ramos, também foi nomeado para o festival.
Sobre a Globo Filmes:
Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras – do cinema à casa de cada um de nós. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998. Com 500 filmes no portfólio, como produtora e coprodutora, o foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no nosso cinema: comédias, romances, infantis, dramas, aventuras e documentários.
A filmografia vai de recordistas de bilheteria, como ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes. Títulos mais recentes como ‘Marighella’, ‘Turma da Mônica: Lições’ e ‘Medida Provisória’ fizeram o público voltar às salas pós-pandemia para prestigiar um cinema que fala a nossa língua.
Assessoria de imprensa:
Anna Luiza Muller - annaluiza@primeiroplanocom.
Sara Lopes – sara.lopes@primeiroplanocom.
Facebook e Instagram @primeiroplanocom
Twitter: @_Primeiro_Plano / www.primeiroplanocom.com.br
Voltar para a home aqui