• Post author:

A parcela idosa da população brasileira passou de 15%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, o etarismo ainda é um obstáculo para pessoas com mais de 60 anos, afirma a psicóloga Neide Magalhães.

Psicóloga Neide Magalhães
Psicóloga Neide Magalhães

 

De acordo com um relatório elaborado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), uma em cada duas pessoas no mundo já apresentou ações discriminatórias que pioram a saúde física e mental dos idosos.

Na contramão a esses dados, a psicóloga Neide Magalhães, de 79 anos, lança o livro “O fascínio da longevidade”, pela Editora Lacre, no próximo dia 23 de janeiro, às 19h, na Livraria da Travessa – Shopping Leblon.

A psicóloga fala como as mudanças ocorridas nas últimas décadas do século XX foram fundamentais para o aumento da expectativa de vida no mundo inteiro e seus reflexos já alcançavam o Brasil, principalmente àqueles que viviam no espaço urbano, trazendo partes dos hábitos e estilo de vida rurais para as cidades.

“Por meio da minha paixão pelo ensino e pesquisa conheci outros longevos. Vivi entre eles, fui professora de psicologia e trabalhei no Programa de Educação Continuada da Universidade Federal de Juiz de Fora. Aprendi com muitos deles que existiam outras visões de mundo, muito diferentes daquelas de nossos avós”, comenta.

A psicóloga Neide dedicou anos de pesquisas na área de psicologia do desenvolvimento humano e envelhecimento saudável, até chegar à conclusão de que é preciso viver a velhice.

Serviço:

Lançamento do livro “O fascínio da longevidade”, pela psicóloga Neide Magalhães

Dia: 23 de janeiro

Horário: 19h

Local: Livraria da Travessa – Shopping Leblon

Voltar para a home aqui