A parcela idosa da população brasileira passou de 15%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, o etarismo ainda é um obstáculo para pessoas com mais de 60 anos, afirma a psicóloga Neide Magalhães.
De acordo com um relatório elaborado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), uma em cada duas pessoas no mundo já apresentou ações discriminatórias que pioram a saúde física e mental dos idosos.
Na contramão a esses dados, a psicóloga Neide Magalhães, de 79 anos, lança o livro “O fascínio da longevidade”, pela Editora Lacre, no próximo dia 23 de janeiro, às 19h, na Livraria da Travessa – Shopping Leblon.
A psicóloga fala como as mudanças ocorridas nas últimas décadas do século XX foram fundamentais para o aumento da expectativa de vida no mundo inteiro e seus reflexos já alcançavam o Brasil, principalmente àqueles que viviam no espaço urbano, trazendo partes dos hábitos e estilo de vida rurais para as cidades.
“Por meio da minha paixão pelo ensino e pesquisa conheci outros longevos. Vivi entre eles, fui professora de psicologia e trabalhei no Programa de Educação Continuada da Universidade Federal de Juiz de Fora. Aprendi com muitos deles que existiam outras visões de mundo, muito diferentes daquelas de nossos avós”, comenta.
A psicóloga Neide dedicou anos de pesquisas na área de psicologia do desenvolvimento humano e envelhecimento saudável, até chegar à conclusão de que é preciso viver a velhice.
Serviço:
Lançamento do livro “O fascínio da longevidade”, pela psicóloga Neide Magalhães
Dia: 23 de janeiro
Horário: 19h
Local: Livraria da Travessa – Shopping Leblon
Voltar para a home aqui