• Post author:

Hoje (25/02) é a final do Rio Open de Tênis. A Cidade Maravilhosa  é palco da histórica décima edição do Rio Open apresentado pela CLARO, o maior torneio da modalidade na América do Sul. Com a presença de astros internacionais e diversas atrações para com um público alcançado de 60 mil pessoas. O evento promete movimentou a Cidade Maravilhosa e será lembrado como uma das maiores competições de tênis já realizadas no Brasil.
 

O Rio Open, um dos 13 campeonatos de nível ATP 500 do calendário internacional em 2024,  começa de maneira especial já em seu line-up. A competição, disputada em quadras de saibro no Jockey Club Brasileiro, contará com três campeões de Grand Slam.

Fotos Reginaldo Teixeira 

Open
Fernando Meligeni e Alan Adler

 

Renata Heilborn

 

Rodolfo Landim

 

Rodrigo Simas

Muito além das quadras
No Rio Open, uma das atrações mais empolgantes é o Leblon Boulevard, um espaço vibrante que vai muito além das delícias gastronômicas. Este local é um verdadeiro centro de entretenimento, onde os visitantes podem explorar os estandes de patrocinadores e marcas que apoiam o evento. Aqui, os fãs de tênis têm a chance de se envolver em ativações interativas, participar de brincadeiras emocionantes e até ganhar brindes exclusivos.

O Leblon Boulevard é um espaço projetado para proporcionar diversão e engajamento para toda a família, garantindo que cada visitante leve consigo lembranças inesquecíveis, além da emoção dos jogos. É uma verdadeira celebração do tênis e da cultura, reunindo fãs para compartilhar momentos únicos durante o Rio Open.

Gastronomia
A área gourmet do evento se destaca oferecendo uma variedade de opções irresistíveis. Com restaurantes e marcas renomadas, como os recém-chegados Bar da Frente, Bar da Gema, Bar do Bode Cheiroso e Bar do Momo, representados pela Liga Tijucana de Botecos, além da confeitaria Absurda, os visitantes têm a oportunidade de degustar uma gama de delícias gastronômicas. Babbo Osteria, Seu Vidal, Vulcano, Geneal, Oakberry, Pizza Al Taglio, La Panata e World Wine completam a experiência, proporcionando comidinhas, bebidas e sobremesas que prometem satisfazer os paladares mais exigentes.

Arte
Anna Bella Geiger, autora do pôster da décima edição do Rio Open, eleita carioca do ano em 2023, é uma das artistas mais importantes do Brasil. Pioneira da videoarte no país e uma das grandes expoentes da primeira geração de artistas conceituais latino-americanos, já expôs em Nova Iorque, Paris e Barcelona, e participou das bienais de Veneza e São Paulo.

Seus trabalhos integram coleções do Moma (Nova Iorque), Georges Pompidou (Paris), Tate Modern e Victoria and Albert Museum (Londres), Getty Institute (Los Angeles) e The FOGG Collection (Boston), entre outras. Com décadas de carreira, Anna Bella tem amplo reconhecimento público nacional e internacional.

Cultura
Até o dia 25, dia da final do Rio Open, os fãs de tênis poderão visitar uma exposição especial e gratuita sobre o torneio no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. Neste espaço, o público poderá apreciar o tão desejado troféu de campeão, além de itens exclusivos e o pôster oficial da décima edição da competição, elaborado por Anna Bella Geiger.

A instalação também coloca à disposição para o público fotos históricas de Gustavo Kuerten e Maria Esther Bueno, homenageados pelo Rio Open no passado, além da galeria de todos os campeões das edições anteriores do único ATP 500 da América do Sul.

Wheelchair Tennis Elite – apresentado por ALLOS
Pela primeira vez em sua história, o Rio Open contará com a realização de um torneio de tênis em cadeira de rodas em sua programação. O Wheelchair Tennis Elite – apresentado por ALLOS – será disputado nos dias 22 a 24, e reunirá nas quadras de saibro do Jockey Club Brasileiro quatro grandes atletas do cenário internacional. O principal destaque será o japonês Shingo Kunieda, dono de 50 títulos de Grand Slam, campeão paralímpico quatro vezes, e considerado o melhor jogador do circuito por dez temporadas pela ITF.

Representarão a Europa os britânicos Alfie Hewett e Gordon Reid, campeões no torneio de duplas do Australian Open em janeiro deste ano. Hewett e Reid somam mais de 200 títulos na carreira, sendo 46 em Grand Slams, entre conquistas individuais ou em duplas. Para completar o line-up e representar o país-sede do Wheelchair Tennis Elite – apresentado por ALLOS -, o brasileiro Daniel Rodrigues irá desafiar os tenistas estrangeiros na disputa. Daniel, de 37 anos, é ex-número 11 do ranking mundial e possui em seu vasto currículo cinco medalhas em Jogos Parapan-Americanos.

Rio Open – 10 anos do maior torneio de tênis da América do Sul