• Post author:

Ontem (11/03) foi o lançamento do livro ” SUS uma biografia – Lutas e conquistas da sociedade brasileira” na Livraria da Travessa no Shopping.  O Sistema Único de Saúde tem sua história contada em livro pelo médico Luiz Antonio Santini e pelo historiador Clóvis Bulcão. A obra, editada pela Record, aborda fatos políticos e históricos que engendraram a iniciativa, revolucionária no país e referência sob diferentes aspectos.

O dia 19 de setembro de 1990 representa uma importante conquista para a Saúde no Brasil. Dois anos depois de promulgada a nova Constituição brasileira, foi aprovada a Lei 8080 que dava à população acesso gratuito a diferentes serviços de saúde através de um sistema que uniu federação, estados e municípios.

O Sistema Único de Saúde, o SUS, como é mundialmente conhecido, atende hoje a 88% da população e, desde a sua criação, foi responsável por erradicar a mortalidade infantil, revolucionar o tratamento psiquiátrico, ser referência no combate ao vírus HIV, além de fazer do sistema pioneiro no transplante de órgãos e tecidos. O SUS, peça-chave no combate à pandemia da Covid-19, tem sua história narrada em livro.

SUS, uma biografia – Lutas e conquistas da sociedade brasileira (Record) é escrito pelo médico Luiz Antonio Santini, um dos responsáveis pela iniciativa, e pelo historiador Clóvis Bulcão. A obra, apresentada por Walter Zoss, consultor técnico da Fiocruz, e tem a orelha assinada por Armínio Fraga.

Fotos Marco Rodrigues

SUS
Clóvis Bulcão, Luiz Antonio Santini e José Gomes Temporão

 

Clóvis Bulcão, Luiz Antonio Santini e Armínio Fraga

 

Clóvis Bulcão, Luiz Antonio Santini e Moreira Franco

 

Fernando Mollica e Clovis Bulcão

 

Clóvis Bulcão, Luiz Antonio Santini e Mario Moreira (pres. Fiocruz)

 

Luiz Antonio Santini assinando seu livro na Travessa do Leblon

 

Luiz Antonio e Beth Santini e Evandro Lucena