A Galeria Movimento abriu neste sábado (21/09) primaveril a exposição “Luz da Matéria”, que mergulha na obra do artista Xico Chaves, cuja nova série transita na fascinante dualidade entre a matéria do planeta e a luz do espaço sideral, a partir de uma narrativa visual que entrelaça, compara e justapõe o terreno e o cósmico.
Expoente, articulador e figura notória da exposição “Como vai você, Geração 80?”, inaugurada em 14 de julho de 1984 no Parque Lage, e que comemora seus 40 anos em 2024, o artista captura a riqueza tátil da Terra e traz à tona a complexidade e a beleza dos elementos que a compõe, através do uso de pigmentos naturais, ao mesmo tempo em que confere à obra uma dimensão etérea e transcendental ao evocar a luminosidade expandida do espaço sideral, em contraste com tal materialidade concreta.
Ao revelar como a luz e a matéria se entrelaçam para formar a essência do nosso universo, Xico Chaves nos convida a explorar a intersecção entre o palpável e o intangível. “Luz da Matéria” é uma celebração da complexa conexão entre o microcosmo terrestre e o macrocosmo celestial, além de uma experiência sensorial e contemplativa única.
Fotos Cristina Granato