• Post author:

Lançamento, em Ipanema da nova coleção de móveis brasileiros de design assinado do Arquivo Contemporâneo

Nessa terça-feira (13/05), o Arquivo Contemporâneo recebeu, com exclusividade no Rio, os lançamentos da ,Ovo, comandada pelos premiados designers Luciana Martins e Gerson de Oliveira, entre cadeiras, poltrona, mesa de jantar, luminárias, sofá e bancos. Confira abaixo:

Veja quem compareceu ao lançamento nas fotos de Ari Kaye

 

Adriana Moura, Duda Gomide, João Caetano e Adriana Sadala - Arquivo Contemporâneo
Adriana Moura, Duda Gomide, João Caetano e Adriana Sadala – Arquivo Contemporâneo

 

HASHI. Inspirada no icônico “palitinho” oriental, a linha Hashi é formada por duas versões de cadeira – com e sem braço – e poltrona. Com desenho singular de formas puras e orgânicas, possui braços e travessas de madeira formadas por perfis ligeiramente cônicos nos pés, e outros ovalados, que se encontram e tangenciam delicadamente, deixando à mostra a estrutura que recebe assento e encosto estofados.

Cadeira Hashi

 

VELA. Uma peça retangular de linho tingido em degradê foi deslocada de sua função tradicional de revestimento para se tornar elemento decorativo na luminária Vela, disponível na versão para piso e parede. Pousado sobre uma estrutura delgada de aço carbono, que se apoia em uma base de mármore, o tecido revela o cromatismo de sua trama à passagem suave da luz, além de se mover ligeiramente ao sabor do ar.

Luminária Vela

 

IGUAIS. Com linhas retas e dimensões enxutas, a cadeira Iguais tem seu desenho marcado por um sinal de igual na parte de trás do encosto. Ao contrário do que sugere o nome, repare que este sinal é diferente em cada uma das três variações da peça.

Nota-se ainda o cuidado na escolha do estofamento em couro, com tonalidade que se aproxima das três opções de madeira – jequitibá, sucupira e cumaru. Já a mesa de jantar Iguais chama a atenção pelo tratamento dado à madeira, que confere ao móvel de grandes dimensões leveza visual e robustez física, ao mesmo tempo. O caráter escultórico da peça está presente em todos os seus elementos – pés, travessas e tampo dialogam e se integram, resultando em um desenho fluido.

mesa Iguais

 

Celso Rayol e Andre Nazareth
Celso Rayol e Andre Nazareth – Arquivo Contemporâneo

 

DANÇA. O encosto é o elemento chave da cadeira Dança: um quadro em formato de hexágono irregular serve de moldura para a trama de palha, cujas intersecções e sobreposições formam desenhos que vão das áreas mais adensadas do centro às mais abertas das bordas, subvertendo o padrão ortogonal de trama e urdidura. A série oferece diferentes formatos de encostos, reforçando sua principal característica: uma dança de linhas e planos.

cadeiras Dança

 

Hugo Schwartz, João Caetano e Maria Pia
Hugo Schwartz, João Caetano e Maria Pia

 

GOA. Dois grandes volumes de formas orgânicas integram o sofá Goa. O bloco do assento assimétrico apresenta diferentes profundidades, enquanto o bloco do encosto se estende até a lateral, tornando-se mais baixo para assumir a função de braço. A proposta deste sofá é oferecer diversos tipos de sentar e deitar para uma, duas ou várias pessoas. Disponível em três larguras: 280, 330 e 380cm.

Sofá Goa

 

TRAPÉZIO. Lançada em 2019, a premiada cadeira Trapézio ressurge em novos acabamentos, como madeira ebanizado e palha natural tingida de preto. De todos os pontos de vista, percebe-se a geometria bem marcada da peça. Na vista frontal, vê-se a forma do trapézio isósceles e o assento também trapezoidal. Já perspectiva lateral revela o triângulo, provocado pelo distanciamento do encosto, e um quase quadrado, no vazio entre pés e travessa.

cadeira Trapézio

 

Luciana Martins, Patricia Marinho, Vanda Klabin e João Caetano
Luciana Martins, Patricia Marinho, Vanda Klabin e João Caetano

 

RIO. Na série Rio, composta de bancos únicos, seixos de rio em estado bruto foram retirados de seu ambiente natural e colocados sobre bases delgadas de aço carbono, moldadas especialmente para o tamanho e formato de cada pedra. Aqui, o trabalho transita entre o industrial e a natureza, explorando dois extremos que parecem tensionar a relação entre eles.

conjunto Rio

 

Voltar para a home aqui