Patrimônio cultural carioca, a bênção dos barbadinhos, como também são chamados os frades, teve início há 138 anos
Após as festas de fim de ano, o carioca já tem agendado um encontro com os frades capuchinhos para entrar 2025 abençoado, protegido e com esperanças renovadas. Patrimônio Cultural Carioca, a bênção dos frades capuchinhos é uma tradição religiosa realizada no Santuário Basílica de São Sebastião, localizado na Tijuca, Rio de Janeiro.
Esta bênção especial é muito aguardada por fiéis que buscam iniciar o ano com proteção espiritual e renovação de suas esperanças.
Durante o evento, os capuchinhos aspergem água benta individualmente nos presentes, criando um ambiente de paz e reflexão. A cerimônia costuma atrair não apenas devotos, mas também pessoas curiosas pela rica história e cultura religiosa da cidade. Esta prática, além de fortalecer a fé, promove um sentido de comunidade e solidariedade entre os participantes.
No Santuário Basílica de São Sebastião, dos frades capuchinhos, localizado na Tijuca (RJ), os preparativos para as bênçãos da primeira sexta-feira do ano – 3 de janeiro – já estão em andamento, com as pastorais mobilizadas para o trabalho de um dia inteiro, já que serão 15 missas nesse dia, das 5h às 19h.
A bênção dos capuchinhos ou barbadinhos, como são conhecidos, acontecem também sempre na primeira sexta-feira de cada mês, mas a procura maior é na primeira sexta do ano, quando as esperanças se renovam no ano novo.
A primeira missa será celebrada as 5h da manhã e haverá celebrações de hora em hora, com bênçãos sendo dadas com aspersão de água benta no pátio. A última missa será às 19h. Aqueles que quiserem participar das missas deverão acessar o templo e, ao final da celebração, serão abençoados no pátio. Os que só forem para a bênção não precisarão entrar na igreja. Neste dia a lojinha de produtos religiosos estará aberta, haverá barracas e a cantina estará funcionando.
Bênção dos Capuchinhos 2025: primeira bênção do ano acontece na sexta-feira 03/01
O início da tradição
A história conta que a tradição teve início em 1886, quando frei Fidélis D’ávila, um fervoroso devoto de Nossa Senhora de Lourdes, curado de uma grave enfermidade com água benta, mandou construir uma gruta dedicada à santa, ao lado da então Igreja de São Sebastião, localizada no Morro do Castelo, centro do Rio. A partir de então, os freis franciscanos capuchinhos passaram a dar a benção sempre na primeira sexta-feira de cada mês.
Com o passar dos anos, o número de fiéis foi aumentando juntamente com a crença de se começar bem o novo ano abençoado por Deus, com essa bênção especial dada pelos barbadinhos na primeira sexta-feira de janeiro. Ainda de acordo a história, a partir da transferência da Igreja do Morro do Castelo para a Rua Haddock Lobo, na Tijuca, em 1931, a bênção passou a ser dada no Santuário Basílica de São Sebastião.
“As bençãos são dadas a todas as pessoas que acorrem aqui ao Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos desde o final de 1800, especificamente a partir de 1931, aqui na Tijuca. Após cada missa, de hora em hora, as pessoas recebem a água benta em sinal de proteção”, diz frei Jorge Luiz de Oliveira, reitor e pároco.
SECRETARIA DO SANTUÁRIO BASÍLICA DE SÃO SEBASTIÃO –Rua Haddock Lobo, 266 – Tijuca – RJ
Telefones:
(21) 98247-2737 (WhatsApp)
(21) 2204-7900
3/1- SEXTA-FEIRA -Missas na 1ª sexta-feira do mês: 7h, 8h, 10h e 18h (com bênçãos dos capuchinhos a cada meia hora)
Obs.: Na primeira sexta-feira do ano os horários são divulgados antecipadamente.
Transmissões de missas ao vivo somente em dias de festa na Igreja.