• Post author:

Tendência global fortalece a economia local, reduz o impacto ambiental e resgata conexão entre consumidor e origem dos alimentos

Consumo de produtos regionais cresce no Brasil e impulsiona pequenos produtores
Consumo de produtos regionais cresce no Brasil e impulsiona pequenos produtores

Mesmo com a globalização facilitando o acesso a produtos de diferentes partes do mundo, o consumo de produtos regionais tem ganhado força no Brasil. Além de uma escolha sustentável, essa tendência global fortalece a economia local e resgata a conexão entre o consumidor e a origem dos produtos.

“Desde 2018, temos observado que o consumo regional se tornou uma tendência global por diversos motivos”, conta Patrícia Albanez, coordenadora do Sebrae. “O primeiro é o impacto econômico: quando consumimos produtos regionais, contribuímos diretamente para o crescimento da comunidade e geração de empregos. Há também a questão da sustentabilidade, já que itens regionais possuem menor pegada de carbono. E, por fim, existe a conexão emocional, que valoriza a cultura local e gera um senso de pertencimento”, explica.

Sanduíche de ovo caipira e semente de mostarda
Sanduíche de ovo caipira e semente de mostarda

 

Em Curitiba (PR), a Local Pães e Cafés aposta exclusivamente em ingredientes de origem regional. Ovos, farinha, leite, queijo, kombucha e café são alguns dos produtos adquiridos diretamente de pequenos produtores orgânicos da região. “Nosso objetivo é oferecer o melhor da nossa terra, respeitando a sazonalidade e garantindo frescor aos clientes”, diz Mateus Campos, sócio da padaria.

Entre os fornecedores da Local Pães e Cafés está Guilherme Albuquerque, ex-médico sanitarista que decidiu se dedicar à produção de ovos caipiras orgânicos em Piraquara (PR). Após se aposentar, ele viu na avicultura uma forma de promover a saúde e o bem-estar. “A alimentação saudável é um pilar fundamental para a qualidade de vida, e quem consome meus ovos tem a garantia de um produto de altíssima qualidade, sem o uso de agrotóxicos”, afirma.

Seu plantel conta com 180 galinhas criadas em um sistema focado no bem-estar animal, com mais espaço para circulação, alimentação 100% orgânica e manejo diferenciado. A produção semanal chega a 80 dúzias de ovos, que abastecem tanto a Local Pães e Cafés quanto consumidores diretos.

Pães de fermentação natural produzidas com ovos e leite orgânicos
Pães de fermentação natural produzidas com ovos e leite orgânicos

O crescimento do consumo de produtos regionais reflete uma mudança no comportamento do consumidor, que tem valorizado cada vez mais a procedência dos alimentos e sua forma de produção. “O cliente começa a perceber a diferença entre algo produzido com ingredientes industrializados e um produto artesanal, feito com mais cuidado. Além disso, só fomentar o mercado local, ajudamos os produtores a crescerem junto com a gente, fortalecendo toda a cadeia produtiva”, complementa Mateus Campos.

Voltar para a home aqui