Marcando o início das comemorações dos 15 anos da Portas Vilaseca Galeria em 2025, temos o prazer de apresentar no Rio de Janeiro “O Teatro do Terror”, individual do artista Ismael Monticelli que será inaugurada no próximo sábado, dia 4 de janeiro, na Casa França-Brasil.
A exposição investiga os eventos de 8 de janeiro de 2023, estabelecendo um diálogo com o Futurismo, movimento artístico de vanguarda do início do século XX, notoriamente associado ao fascismo.
“O Teatro do Terror” traz uma referência específica às obras do artista italiano Fortunato Depero, criadas na década de 1920.
Monticelli ocupa a histórica nave da Casa França-Brasil com uma instalação que transforma o edifício projetado por Grandjean de Montigny em um palco de combate, violência e teatralidade, evidenciando o caráter midiático e espetacular da tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito.
Após receber mais de 40 mil visitantes no Museu Nacional de Brasília em 2024, a instalação chega ao Rio de Janeiro em um momento simbólico de dois anos dos atos que vandalizaram as sedes dos Três Poderes, reexaminando suas complexidades, ressonâncias e desdobramentos. O público é convidado a refletir sobre como a violência se entrelaça com a celebração, ecoando na estética dos movimentos extremistas e suas representações culturais.
Com texto assinado pela curadora Clarissa Diniz, “O Teatro do Terror” fica em cartaz até o dia 23 de fevereiro de 2025, com visitação gratuita de terça a domingo, das 10h às 17h.
ISMAEL MONTICELLI INAUGURA “O TEATRO DO TERROR” NO RIO DE JANEIRO DIA 04/01 NA CASA FRANÇA -BRASIL
Serviço
O Teatro do Terror | Ismael Monticelli
Onde: Casa França-Brasil | Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro – Rio de Janeiro, RJ
Abertura: 04.01.2025 | sábado | 15h – 19h
Visitação: de 05.01 a 23.02 | terça a domingo, das 10h às 17h
Entrada gratuita