Tiago Freire: O Arquiteto Carioca em Ascensão no Cenário Nacional
Autor de projetos como o restaurante Azumi, no Leblon, o novo conceito da Padaria de Ipanema, e o “Tanqueray Bossa Nova Bar” na CASACOR Rio 2024, Tiago Freire se destaca pela criatividade e sofisticação.
O arquiteto carioca Tiago Freire consolidou sua posição como um dos mais procurados arquitetos no Rio de Janeiro. Nos últimos 3 anos investiu como sua vitrine principal e no evento CASACORIO e bombou. Procurado tanto no setor coorporativo, imobiliário e físico. O arquiteto hoje é um dos tops nomes da arquitetura carioca. a disputar o mercado nacional.
Tiago Freire formou-se na Universidade Santa Úrsula. Seu pai também arquiteto o influenciou na escolha, mas não foi determinante até porque na época, a música era a sua maior paixão. Na verdade, a discotecagem, isso mesmo o arquiteto Tiago Freire é DJ com todas as credenciais possíveis. Pilotou as carrapetas da boite PRELUDE um hot spot em Ipanema, no final dos anos 90.
Após o termino da faculdade e um breve estágio com o arquiteto Luiz Eduardo Índio da Costa formou em sociedade com também arquiteto Marcelo Jardim, o escritório Oficina Par. Essa sociedade durou pelo menos uns dezoito anos e em 2019, Marcelo Jardim foi desenvolver produtos para arquitetura, marcenaria e construções e Tiago Freire começou sua jornada solo.
Desafios não foram poucos. Logo de cara a pandemia de COVID e também se reposicionar no mercado carioca e ao mesmo tempo a demanda, “todos queriam reformar sua casa ou construir nas serras, uma realidade que sacudiu o mercado. Poucas viagens e também ficar em casa, estudar de casa e a expansão do home office, foi o desafio até de comportamento, conta Tiago, um movimento de procura por mais espaço que movimentou muito a arquitetura global e ao mesmo tempo toda cadeia de produção começa a se reestruturar e havia uma demora na entrega. Muitos desafios”, complementa Tiago.
A questão espacial e estética é o que faz o arquiteto Tiago Freire ter um diferencial e sua assinatura passa pela música, psicologia e a arte contemporânea. Um ritmo interno aliado a um cuidado com seus clientes e a pesquisa da arte brasileira faz com seus projetos ganhem um plus autoral. Desafios são um gatilho para Tiago Freire que conta com sua equipe e seus projetos, principalmente de marcenaria atestem sua capacidade de entrega e design.
Casado com a galerista Juliana Cintra, sócia da galeria Silvia Cintra + Box4, a pesquisa sobre arte contemporânea é uma constante na vida familiar. Viagens aos museus e galerias por onde estiverem é tudo quase uma imersão, ainda mais nos últimos anos que o casal de gêmeas, suas filhas, estão quase adultas. A paisagem urbana também aliada a natureza evoca no arquiteto esse sentimento cosmopolita e ao mesmo tempo compartilhar o ambiente com a natureza. Tudo com sustentabilidade, é claro.
Referencias na arquitetura brasileira são muitas, mas para Tiago, a família Bernardes é de total admiração. “Sergio, Claudio e Tiago são três assinaturas que se completam no tempo e no espaço arquitetônico”, completa Tiago Freire.
Nesses três últimos anos a carreira do arquiteto deu uma decolada. Restaurantes, casas na Serra. O empresário Antônio Rodrigues, dono da rede Belmonte entre outros restaurantes escolheu o arquiteto Tiago Freire para o projeto do novo Azumi, restaurante icônico carioca de gastronomia japonesa, que recentemente abriu no Leblon, um projeto cheio de desafios devido o fatiamento de espaços no interior do espaço.
Resultado, um projeto cheio de boas surpresas e a reestruturação de uma marca bem fidelizada com o público da cidade e os tradicionais clientes antigos do restaurante. E agora a Padaria Ipanema, outro ícone carioca que aguarda uma repaginação completa irá acrescentar mais uma estrela em seu portfólio.
Na CASACOR Rio 2024, o arquiteto novamente surpreendeu. O bar “Tanqueray Bossa Nova Bar” foi o desafio e com louvor Tiago Freire fez o ambiente mais descolado dessa edição. Lotou. Arrebentou, todo mundo queria conhecer o #barsecreto”. Muita música, drinks diferentes e sofás em formato de ondas. O sucesso foi tanto que o restauranter Meandro Rodrigues, do Haru, resolveu levar a ideia do Listening Bar, para um terceiro andar no seu restaurante em Copacabana e contratou Tiago Freire para esse projeto.
Atrás de novos desafios e com muita disciplina criativa o arquiteto Tiago Rodrigues segue seu caminho entre os mais concorridos arquitetos cariocas.