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Criado por Jordana Mendonça, o Pimenta Rosa se diferencia pela gastronomia, apresentação inovadora com louças exclusivas e logística impecável

Durante a infância em Angra dos Reis, Jordana Mendonça vivenciou, de forma inconsciente, mas absolutamente natural, as experiências em torno da boa comida. Almoços, jantares e lanches da tarde eram servidos aos amigos por seus familiares em pequenos eventos, permitindo que ela, desde cedo, percebesse a importância do do afeto, do paladar e da boa comida com aqueles que nos são caros.

Alexandre Japiassu, Jordana Mendonça e Mônica Roias - Pimenta Rosa
Alexandre Japiassu, Jordana Mendonça e Mônica Roias – Pimenta Rosa

 

Receitas que atravessaram gerações e pratos decorados de acordo com a estética da época faziam parte do ritual de receber de sua família. “Minha mãe fazia questão de usar guardanapos de tecido e suas melhores louças, de decorar o ambiente com flores e cozinhar receitas carregadas de memória. Observá-la cuidando de tudo com tanta personalidade e carinho me deixou sementes. Ela era uma cozinheira maravilhosa. Sua sopa de peixe e sua moqueca na folha de bananeira faziam muito sucesso!”, lembra Jordana.  

Além da mãe, a futura empresária foi criada sob a influência de sua tia Cidinha, que já trabalhava como banqueteira. Se no dia a dia comidas simples e cheias de sabor faziam parte de todas as refeições, nos dias de festas e reuniões com familiares e amigos havia um rito de bom anfitrião. O que servir? Qual louça utilizar? “Esses momentos de preparação com muita alegria e prazer estão nas minhas melhores memórias e se refletem na minha vida profissional e pessoal”, conta Jordana.

Todo mundo que arruma a casa e prepara receitas para receber sabe o quanto de dedicação e generosidade há nesse gesto, e a futura banqueteira via – embora sem compreender à época – as emoções que este reconhecimento provocavam em sua mãe.

Jordana aprendeu que o ato de comer bem era algo de valor imensurável e que deveria ser realizado com graciosidade, desprendimento e respeito às memórias. “‘Primeiro os olhos, depois o sabor’, é o meu lema de hoje, mas acho que intimamente o carrego desde minha infância”, conta a banqueteira, que, na adolescência, chegava apressada do colégio para ver a ‘Cozinha Maravilhosa da Ofélia’, que, em uma época sem internet ou TV a cabo, era o único programa onde poderia aprender novos pratos. 

Jordana Mendonça e Diogo (Drinkings)
Jordana Mendonça e Diogo (Drinkings)

 

Rosangela e Jorge Garcia

 

Antonio Maciel

 

 Jordana Mendonça e Junior Mendes

 

Hoje, celebrando 25 anos de um bufê que assina o menu das festas mais exclusivas e sofisticadas do Rio, liderando equipes que podem chegar a 300 integrantes em eventos complexos, Jordana – ou Jo, como é carinhosamente chamada – se recorda do início, quando fazia singelas mesas de antepastos. “Começar é sempre difícil! Fui aprendendo entre erros e acertos”, conta.

Determinada, Jordana reinvestia na empresa tudo o que faturava, e logo o apartamento da família ficou pequeno para o Pimenta Rosa. O bufê foi para uma primeira casa, no bairro da Tijuca, e hoje ocupa duas sedes na parte alta do mesmo bairro, sendo uma delas apenas para o estoque do acervo de louças e cristais. São 30 funcionários fixos e uma infinidade de temporários que se unem a cada evento. “Conheço todo mundo pelo nome”, ressalta.

O atendimento pessoal é uma das características do Pimenta Rosa, e isto fica claro no ritual da degustação, etapa que antecede a montagem do menu sugerido a cada cliente. Na sede do bufê há um espaço confortável para receber noivas, mães e aniversariantes, que são incentivados a trazer receitas e fotos de pratos tradicionais da família. Graças à personalização do menu, o Pimenta Rosa é o único bufê a oferecer duas degustações a cada cliente.

Jordana Mendonça e Marcos Mamede
Jordana Mendonça e Marcos Mamede

 

Jorge e Larissa Ribas
Jorge e Natan – Pretto Chocolates

 

Na primeira, eles conhecem o cardápio criado por Jordana a partir de perguntas feitas por telefone. “Durante o encontro vou ‘lendo’ as pessoas à minha frente e vejo se há receitas com carga sentimental que devam ser acrescentadas”, conta. Na segunda degustação, o cardápio final é fechado, sempre dando a chance de que cada evento possa contar sua própria história por meio da comida que será servida.

Exclusividade e inovação na apresentação dos pratos

Não bastam ser saborosas, no Pimenta Rosa as receitas precisam ser apresentadas de forma diferenciada e com apuro estético. Uma das sedes é inteiramente dedicada ao acervo da empresa, que, ao contrário das concorrentes, não recorre ao serviço de aluguel de louças. “Todo ano faço viagens de pesquisa na Europa, principalmente na Espanha e França, e compro no mínimo 150 unidades de cada peça”, conta Jordana, que calcula ter cerca de 35 mil itens à disposição.

“O que valoriza a gastronomia é a apresentação”, resume. “Não importa se é um simples canapé de cebola como o que eu comia na adolescência, mas sim como ele chega para o convidado. Se for servido em uma peça linda, com cebolas crocantes por cima, por exemplo, muda totalmente a percepção do convidado”, completa a expert, cujo interesse maior, desde o início do bufê, foi na experiência dos convidados. 

Renato Bordovsky, Jordana Mendonça e Rosana Dana
Renato Bordovsky, Jordana Mendonça e Rosana Dana

 

Marina, Jordana, Bianca e Tayna

 

Defensora de uma gastronomia que ‘abrace’ os convidados, Jordana cria uma narrativa única para cada um de seus eventos. “Adoro reviver receitas que os noivos trazem de suas famílias, e uso a minha criatividade e intuição para selecionar com carinho a peça que considero ideal para a apresentação de cada prato”, conta. No Pimenta Rosa, o futuro anfitrião se sente acolhido e confiante de que a festa será um reflexo claro de sua personalidade. “Nosso diferencial é proporcionar uma gastronomia com emoção, despertando memórias e criando uma experiência que passará a fazer parte da história do anfitrião e de seus convidados”, finaliza.

Stella Fisher, Jordana Mendonça e Fabiano Niederauer
Stella Fisher, Jordana Mendonça e Fabiano Niederauer

 

RAIO-X PIMENTA ROSA

  • Abertura do Pimenta Rosa 2000 (25 anos de fundação)
  • Quantidade de eventos por ano: 200
  • Acervo de peças e louças: 35.000 itens
  • Quantas pessoas atendidas por mês: 5.000
  • A maior festa: 4.600 pessoas
  • Pedido extravagante: Bar de caviar
  • Maior equipe em um único evento: 350 integrantes
  • A festa mais longa: 1 semana de duração, em uma fazenda no interior do RJ

Clássicos do Pimenta Rosa: Cordeiro parrilhado ao molho de menta com purê de caqui; Bacalhau da Tia Naudes; Vinagrete de frutos do mar da mãe da Jordana; Siri ao leite de coco, farofa de maracujá e crispies de alho poró.

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