A Editora Rocco celebra os seus 50 anos de existência nesta edição da Bienal do Livro Rio (13 a 22 de junho). Segundo a casa de Clarice Lispector, Harry Potter e outros sucessos editoriais, a taxa de crescimento anual é de dois dígitos desde 2023, com destaque para as vendas nas redes de varejo físico e nas feiras. “Esse crescimento vem também nas vendas crescentes dos formatos digitais, ganhando cada vez mais peso no nosso mix”, completa o diretor comercial e de marketing da editora, Bruno Zolotar.
Na Bienal, o plano é destacado os principais marcos da editora ao longo desse meio século de história. Obras de outros autores nacionais, além das sagas de Harry Potter (que completa 25 anos de lançamento no Brasil com uma edição especial) e Jogos Vorazes , também terão destaque.
“A série Harry Potter continua extremamente relevante para a editora e é um dos seus principais pilares comerciais, além das vendas da obra de Clarice Lispector, que num grande momento”, explica Zolotar. Em março, o fundador da editora, Paulo Rocco, completou 80 anos, e, em abril, comemorou o cinquentenário da editora fundada em 1975, após uma passagem pela Editora Sabiá, de Fernando Sabino e Rubem Braga.
O catálogo da editora tem mais de seis mil títulos, 2,6 mil deles seguem ativos, e a mistura de apostas comerciais consistentes e um investimento na literatura consolidaram a casa como uma das principais do país. O nome da editora foi escolhido pela célebre agente literária espanhola Carmen Balcells, figura central no estouro da literatura latino-americana no mundo – com quem Rocco também negociou os direitos de Clarice.
Rocco comemora 50 anos na Bienal do Livro Rio

@publishnews