• Post author:
A Rolex e a Fundação Bienal de São Paulo anunciam uma parceria inédita para promover a excelência e ampliar os horizontes da arte contemporânea em escala global. A colaboração teve início nesta quarta-feira (19), com um jantar de arrecadação realizado no Pavilhão da Bienal, e inclui o apoio da marca como Relógio Oficial da 36ª edição da mostra.
Apresentado pela primeira vez pela relojoeira suíça, o evento contou com um pocket show do renomado cantor brasileiro Gilberto Gil – que também traz a marca como Relógio Oficial de sua turnê de despedida, Tempo Rei, em andamento ao longo deste ano. A relação de longa data entre a Rolex e o artista teve início em 2012, quando o músico participou do programa de mentoria artística da Rolex.
A apresentação de Gil no jantar reforça os laços entre as duas instituições, já que diversos artistas renomados que participaram da Bienal de São Paulo também integraram a Iniciativa Rolex Perpetual Arts – por meio da qual a marca reafirma há décadas seu compromisso de longo prazo com a cultura global.
Entre eles, destacam-se David Hockney, pioneiro na exploração de tecnologias na arte e participante da 20ª edição da exposição; Anish Kapoor, famoso por suas esculturas monumentais e destaque na 23ª edição; e Olafur Eliasson, que marcou presença na 24ª edição.
“Com uma trajetória de mais de sete décadas, a Bienal de São Paulo é um dos mais relevantes espaços de arte contemporânea no mundo, reunindo artistas e públicos de diversos contextos e perspectivas”, diz Andrea Pinheiro, presidente da Fundação Bienal de São Paulo sobre a importância global da instituição.

 

Andrea Pinheiro presidente da Fundação Bienal de São Paulo
“Por meio da Iniciativa Rolex Perpetual Arts a marca estabelece parcerias com algumas das mais prestigiadas instituições artísticas do mundo e apoia criadores visionários que deixam um impacto duradouro na sociedade. A colaboração com a Bienal de São Paulo reflete essa tradição, reforçando o compromisso da marca em incentivar a transmissão do conhecimento para as futuras gerações e perpetuar o legado cultural do mundo”, reforça Eduardo Machado, diretor-geral da Rolex.
Unindo legado e vanguarda, a Rolex e a Fundação reafirmam seu compromisso de democratizar e perpetuar a arte contemporânea em escala global garantindo sua perpetuação para as gerações futuras. A 36ª edição da mostra tem início no dia 6 de setembro de 2025 no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

 

Fotos Ale Virgilio

Show de Gilberto Gil Jantar Bienal e Rolex

 

Newton Simões, Ana Eliza Setubal e Andrea Pinheiro

 

Maguy e Jean Marc Etlin

 

Anna Maria Maiolino e Paulo Herkenhoff

 

Luciana Brito e Regina Silveira

 

Anna Fasano e Antonio Mendes

 

Renata Queiroz de Moraes e Fernanda Vidigal

 

Jantar Bienal e Rolex

 

Giovanni Bianco e Fernanda Abdalla

 

Thiago Maluf e Samantha Maluf