Hoje dia 06 de abril comemora-se o Carbonara Day e para celebrar essa data que homenageia um dos pratos mais icônicos da culinária italiana pedimos uma receita clássica ao chef Luciano Bossegia. O carbonara é um molho típico do centro da Itália e popularizou-se na segunda guerra mundial com a chegada dos americanos na Itália.
Para alguns, o nome sugere uma ligação com os carvoeiros, ou carbonari, das regiões de Lazio e Abruzzo, com a pimenta-do-reino usada para temperar o prato que se parece com pó de carvão. Isso indicaria que o carbonara foi criado pela primeira vez em meados do século XIX.
Este ano, a gigante do macarrão Barilla lançou Carebonara, um curta-metragem que examina as origens do prato clássico, relata o guia especializado em restaurantes Puntarella Rossa.
Mas quais são as origens do prato clássico que pode ser encontrado nos restaurantes italianos de todo o mundo? A resposta é um pouco nebulosa. Assista o filme e tire suas conclusões.
Nossa receita segue as dicas do chef Luciano Bossegia
Leve para ferver uma panela grande com água e sal.
Em uma tigela grande, bata os ovos, os queijos, o sal e a pimenta-do-reino até formar uma mistura espessa, clara e cremosa.
Adicione a massa à água a ferver e cozinhe de acordo com as instruções até ficar ‘al dente’.
Enquanto o macarrão está cozinhando, aqueça cerca de 1 colher de sopa de azeite em uma frigideira e depois acrescente os pedaços de guanciale e cozinhe até que a gordura fique translúcida e comece a dourar.
Escorra o macarrão e coloque na frigideira quente, misture bem com o guanciale para que o macarrão absorva o sabor da gordura. Deixe um pouco da água que cozinhou a massa na frigideira.
Despeje tudo na tigela de ovos e queijo e misture bem. O calor da massa vai cozinhar os ovos delicadamente, mas eles não vão mexer.
Sirva imediatamente com uma pitada generosa de parmesão e pecorino por cima.