Os episódios 3 e 4 do Podcast “Vozes da Lei” apresenta uma conversa com o advogado e professor Oscar Graça Couto expert em direito ambiental
_O advogado Oscar Graça Couto falou sobre desmatamento, queimada e sobre o novo marco regulatório do saneamento básico.
O podcast Vozes da Lei recebeu o advogado, especialista em direito ambiental, Oscar Graça Couto. O No quarto episódio o profissional conversou sobre desmatamento, queimada e o novo marco regulatório do saneamento básico. “Desmatamento e queimada, em algum momento pode ter se justificado no Brasil, porém, hoje em dia, não há nada que justifique mais essas práticas. São lesivas ao país, ao meio ambiente, as populações de seu entorno. A riqueza gerada por esses processos é efêmera e nociva. Acaba propiciando riquezas para um número muito pequeno de pessoas em desfavor ao meio ambiente e da larga maioria da população”, declara Oscar.
Sobre o novo marco regulatório do saneamento básico, o advogado enfatiza que ele oferece a possibilidade de um resgate de um passivo social e ambiental monstruoso e também vergonhoso. “O Brasil ocupa o 12º lugar no ranking de saneamento no mundo, ficando atrás de nações de renda média inferior a nossa como Honduras, Cuba, Chile, Argentina e países do sul e norte da África. Não há nada que justifique essa situação”, afirma o entrevistado.
Oscar Graça Couto também foi o convidado do terceiro episódio e conversou com os jornalistas José Ronaldo Müller e Patricya Reis Oliveira sobre o direito ambiental na cidade e no estado, as principais ações das empresas e entes públicos nas questões ambientais. Segundo Oscar “O Brasil tem normas muito relevantes no plano ambiental. E não é pouco dizer que o Brasil se encontra dentre os países que tem um aparato de proteção ambiental mais rigoroso do planeta. A questão é a aplicação das leis. Precisamos pensar na aplicação dessas leis, mas não somente para questões ambientas. Em todas as questões.
O podcast está nas plataformas Spotify, Deezer, Castbox, Pocket Cast, Google Cast e Apple Cast.
A advogada e escritora Andrea Pachá foi a convidada dos dois primeiros episódios. Ela abordou o universo feminino no mundo da justiça. O que mudou ou não no universo jurídico em relação à mulher no século XXI. A questão do feminicídio: as motivações e as punições.
Durante a entrevista, a juíza e também escritora falou sobre a trajetória da sua carreira, feminismo e feminicídio. E faz questão de se apresentar como feminista sim! “Essa geração mais jovem trouxe o feminismo para o lugar que ele precisa ocupar. Porque feminismo é igualdade de direito e precisamos lutar para que esses direitos não sejam só formais que aconteçam no dia a dia de todas as mulheres”, afirmou Pachá.
Ela também nos contou sobre inspiração literária. Seus livros de cabeceira são de mulheres inspiradoras como Simone de Beauvoir e Clarice Lispector.
*O VOZES DA LEI*
Segundo o Ibope, cerca de 16 milhões de brasileiros escutam podcast diariamente. De 2018 para 2019, o número de ouvintes cresceu 67% de acordo com o estudo realizado pela Deezer. Aproveitando a crescente deste formato de conteúdo nasce o Podcast Vozes da Lei com o apoio do 15o Cartório de Ofício de Notas do Rio de Janeiro.
A proposta do podcast é convidar personalidades do mundo jurídico e legislativo para conhecermos melhor os homens e mulheres que dedicam suas vidas ao cumprimento da tão famosa justiça, feita pelos homens, que a cada vez mais se torna protagonista dos principais noticiários, e que durantes séculos sofre modificações e atenuantes.
Advogados, juízes, desembargadores e até mesmo ministros serão convidados para contar como esse diálogo entre o homem e a justiça é conduzido. Nossos entrevistados estão na mídia nacional e buscam em suas falas modernizar de acordo com a lei a justiça brasileira.
Três jornalistas estão no comando do PODCAST Vozes da Lei: direção e apresentação de José Ronaldo Müller, produção executiva de Patricya Reis Oliveira e edição de Jorge Ramos e a sonoplastia de Bruno Ferreira.
*QUEM FAZ*
Apresentação e direção: José Ronaldo Müller – jornalista de carreira consolidada no eixo Rio de Janeiro e São Paulo com mais de 15 anos de experiência. Com um currículo impecável com MBA em Film and Television Business, tem conhecimento de estética e fotografia e mídia digital. Trabalhou com inúmeros colunistas como Zózimo, Ibrahim Sued, Hildegard Angel e Ricardo Boechat. Seu site (www.zeronaldo.com) tem mais de cinco anos de conteúdo diversificado e exclusivo.
A produção executiva do podcast fica a cargo da jornalista Patricya Reis Oliveira, com mais de 26 anos de carreira, já trabalhou em grandes veículos da imprensa nacional, como TV e Revista Manchete, Revista Contigo, Ediouro entre outras. É especializada em RP Digital e relações com a mídia. Ajuda empreendedores e marcas a se conectarem com imprensa, influenciadores e clientes com as mídias tradicionais e digitais.
Na edição está Jorge Ramos que tem 30 anos de experiência na área de comunicação social atuando como âncora, narrador, comentarista e produtor. Está na EBC há 11 anos como comentarista esportivo na Rádio Nacional e TV Brasil, além da participação diária nos programas Bate Bola Nacional, Repórter Rio, No Mundo da Bola e Stadium.
Desde 2005 é âncora do programa Painel da Manhã, na Rádio Roquete Pinto, no ar de 2ª a 6ª feira, das 7 às 10h por 14 anos.
Jorge Ramos ganhou o Prêmio de Narrador mais Ouvido de 2017 pela U.Book e trabalha em parceria com Bruno Alex na sonoplastia.
—