• Post author:

No dia 3 de agosto de 1936, em Soure, na Ilha do Marajó, Pará, nasceu Dener Pamplona Abreu, personagem emblemático no cenário da moda brasileira. Em 2021, completaria 84 anos e, para comemorar essa data lançamos a exposição, como uma forma de valorizar sua memória em sua cidade natal e aproximar a história do costureiro para com a população local.

Em se tratando de sua personalidade, Dener destacou-se como um costureiro de estilo requintado, excêntrico e luxuoso, que conquistou popularidade na sociedade brasileira. Fez parte de uma talentosa geração, nos anos de 1960, que se dedicou à criação de uma moda brasileira.

Ainda jovem, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua trajetória profissional. Posteriormente, se estabeleceu em São Paulo onde inaugurou seu ateliê, lançando a grife que levava seu nome. Ganhou reconhecimento e notoriedade com sua alta-costura. Após duas décadas de atuação, o costureiro deixou um legado para a cultura e para a moda brasileira. Faleceu em 1978, em São Paulo.
Nesta exposição, buscamos evidenciar momentos da vida e obra de Dener, a partir de imagens de arquivos públicos e particulares e acervos de instituições culturais e ensino, que representam seu trabalho no ateliê, os croquis e peças, os desfiles, o casamento e os filhos e sua projeção nos meios artísticos.
Este Projeto foi selecionado pelo Edital de Moda e Design – Lei Aldir Blanc Pará, e realizado no município de Soure, na Ilha do Marajó, Pará, entre os dias 5 e 12 de setembro de 2021.

Serviço:
Abertura: 04 de setembro de 2021, às 18h.
Visitação: 05 a 12 de setembro de 2021.
Horário: 16h às 20h.
Local: Pousada Marajoara.
Soure – Marajó – Pará .
Entrada Franca.
Ficha técnica:
Bernardo Baia – Pesquisador e Curador.
Felipe Pamplona – Coordenador de Produção.
Carol Abreu – Designer Gráfico.
Madson Santos – Produtor.
Ana Paula – Produtora Executiva.
Arthur Pamplona – Proprietário do espaço expositivo.
Marcos Moreira – Coordenador de montagem.
Assis Pamplona – Produtor