Nova marca brasileira de design autoral apresenta as novidades durante o DW
Despertar a essência humana através de artefatos cotidianos. Esse é o propósito da Klie Móveis, uma marca brasileira de design assinado que tem como objetivo trazer ao mercado peças de desenho minimalista, sem excessos, mas com alma. Seu nome vem de um neologismo fonético do termo em inglês “clean”, que se refere a tudo que é limpo, claro, honesto e equilibrado.
Esteban Fidelis, um jovem que faz parte da terceira geração de artistas de sua família, com intercâmbio pela Politécnica da Catalunya e formação em design de produto pela Unesp em 2018, é diretor criativo e designer da marca desde 2021. O DW 2022, torna-se a grande vitrine das peças da marca, todas assinadas pelo designer: “cada linha traçada deve almejar um status de design total, concatenando formas, processos, materiais e conceitos” diz Esteban. Com espaço produzido exclusivamente para a marca, curadoria de Mônica Barbosa e cenografias de José Marton, a Klie Móveis apresenta suas peças, tendo como destaque a coleção Léxico e a Linha Dunas.
A primeira, o grande lançamento da marca no DW, é o resultado de uma imersão no Léxico de Guimarães Rosa, publicado pela editora da Universidade de São Paulo e organizado por Nilce Sant’Anna Martins em 2001. A Coleção Léxico busca trazer à luz do conhecimento uma pequena amostra da grandiosidade de João Guimarães Rosa. A coleção se abre como um dicionário, um sistema de organização das palavras encontradas nas aventuras de Rosa e escritas ao longo de sua vida. As palavras que dão nome aos produtos superam sua eleição por elementos morfológicos e fonéticos, fazendo de seu significado ordenança para formas, materiais e processos relativos às peças que fazem parte da coleção.
Cada objeto que compõe a coleção Léxico, portanto, carrega um convite ao infinito, nos levando para além das fronteiras da materialidade óbvia. O destaque vai para a linha EVO. A palavra EVO tem seu significado expresso por tempo, idade, duração sem fim; o que direciona à utilização de materiais como a pedra e o metal, que expressam alta durabilidade e resistência. Materiais de origens distintas, porém de qualidades semelhantes, criam um ritmo essencial, que dá vida a uma linha de produtos perenes, capazes de resistir ao passo do tempo.
Já a coleção Dunas nasceu de uma experiência pessoal de Esteban. Durante uma viagem ao Saara, ele teve no deserto o entendimento do estado de contemplação do momento presente, movido pela simplificação espacial formada essencialmente por céu, areia e vento. A linha Dunas é reflexo da máxima subtração dos elementos estruturais, a fim de evidenciar que o foco deve estar no momento e não exclusivamente no produto. “O deserto, se você souber perceber a beleza de sua sutileza é um grande convite à introspecção, um mergulho no nosso próprio infinito”, diz o designer.
Essas novidades estarão expostas entre os dias 5 e 11 de setembro, no coração da decoração paulistana, a Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2074.