• Post author:

Amanhã (07/11) na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, a Globo Livros lança “Pequenas Vinganças” de Edney Silvestre que apresenta, em uma tela lindíssima, a crueza da história brasileira, no passado e no presente. A obra escancara grandes universos humanos, capazes de surpreender pela solidariedade, capacidade de amparo e resiliência. Composto por duas novelas e sete contos inéditos, o livro traz de volta a mistura única de seu texto poderoso e original, além de revisitar Anna e Paulo, personagens imortalizados em Vidas Provisórias.

 

“O Brasil vem sendo destruído e reconstruído e novamente destruído, e novamente reconstruído, desde que os europeus chegaram aqui, com a única intenção de explorar nossas riquezas e os povos originais. Pequenas Vinganças é sobre as incessantes maneiras como o nosso país vem sendo destruído ao longo dos séculos, desde a “descoberta”- assim mesmo, entre aspas, como o eurocentrismo nos impôs – e as igualmente incessantes maneiras como nós, os teimosos, os idealistas, os resilientes, tentamos – e algumas vezes conseguimos – erguê-lo das ruínas.

Como fizemos, depois da ditadura militar”, comenta o autor. As tramas abarcam as atrocidades racistas da Guerra do Paraguai, passando por um mergulho na frívola elite da ditadura Vargas e na indiferente alta-sociedade durante a ditadura militar. O autor também retrata a violência contemporânea que aflige inocentes e a pandemia que se abateu sobre o planeta em 2020. Pequenas Vinganças é um caleidoscópio de retratos da sociedade brasileira, em
suas diversas classes, cores, sotaques e idiossincrasias, ao longo dos últimos 150 anos.

Edney Silvestre