A casa editorial Philos apresenta a exposição “Subverter a escuta para olhar“, organizada pela artista visual e pesquisadora Ariane Oliveira, na Casa Bicho, no Jardim Botânico. A mostra fica em cartaz até o dia 14 de janeiro e apresenta, pela primeira vez, no Rio de Janeiro, os trabalhos em fotografia, instalação, pintura e escrita da autora, acompanhados do lançamento do livro “Nos caminhos da espera e do silêncio”.
A exposição trata sobre a pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que resultou no livro ¨Nos caminhos da espera e do silêncio ”. O livro foi organizado a partir dos relatos de trabalho do grupo de extensão universitária Coletivo Fila, que oferecia um espaço de escuta, acolhimento e retirada de dúvidas jurídicas aos familiares, em sua maioria mães, que aguardavam para visitar os adolescentes em internação provisória na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE).
A composição da publicação se fez de modo a pensar os desdobramentos políticos e poéticos das práticas interdisciplinares entre psicologia, direitos humanos e artes visuais. A escuta se fez olhar para tramar possibilidades de cuidado.
Exposição “Subverter a escuta para olhar”, de Ariane Oliveira
Casa Bicho- [Rua Caio de Melo Franco 375, Jardim Botânico
Abertura da exposição: dia 3 de dezembro de 2022, a partir das 17h.
Em cartaz até 14 de janeiro. Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Ao longo da exposição, serão realizadas ações de contrapartida social, como saraus e oficinas abertas ao público.
Para saber mais: https://revistaphilos.com/