MILÃO E A EXPÔ POP ART DE ANDY WARHOL
Com colaboração de Adriano Beraldi
Após uma ausência de mais de 10 anos, Andy Warhol volta a expor em Milão, desta vez de forma inédita com mais de 300 obras: a exposição dedicada ao gênio da Pop Art, com curadoria de Achille Bonito Oliva e em colaboração com Edoardo Falcioni, pretende reconstruir todos os períodos históricos em que o artista conseguiu inovar a história da arte do século XX, experimentando vários campos, incluindo moda, música e empreendedorismo.
No interior da exposição encontram-se pinturas originais, obras únicas, serigrafias históricas, desenhos, polaroids, fotografias e outras recordações reais, incluindo as capas originais desenhadas e assinadas por Warhol e o famoso BMW M1 Group 4 pintado em 1979, que participou das 24 Horas de Le Mans no mesmo ano.
A exposição vai desde os anos 50, que consagram o artista nascido em Pittsburgh,sobretudo como um fino e respeitado desenhista, até os anos 1960, um dos períodos mais prolíficos do artista, que se tornará um verdadeiro “comentarista social”, retratando ícones (como a mítica Sopa Campbell), fama (Liz Taylor e Marilyn Monroe) e desastre (desde os rostos de Jackie Kennedy marcados pelo funeral de seu marido até um acidente de carro nos anos 1970); dos anos 70, em que se tornou “O artista da sociedade”, aos anos 80, em que, apresentando-se ao grande público como o pai espiritual de uma nova geração de artistas como Jean-Michel Basquiat e Keith Haring, criou novos simbolismos, experimentos e homenagens ao passado.
A exposição milanesa pretende documentar esta fascinante jornada: dos objetos simbólicos do consumismo de massa aos retratos do star system dos anos 1960; desde a série Ladies & Gentlemen dos anos 70 dedicada às drag queens, travestis, símbolo da marginalização por excelência e considerada a par de estrelas como Marilyn, até aos anos 80 em que a relação com o sagrado se tornou predominante: católico praticante, foi realmente permeado ao longo de toda a sua vida.
Visitas guiadas interativas
Para o público adulto, é oferecida a visita guiada “La Pubblicità della Forma“(A publicidade da Forma), que segue a exposição pelas diferentes fases da pesquisa de Andy Warhol, enfocando os inúmeros temas e assuntos que caracterizaram as obras mais famosas de um artista cujo trabalho de arte mais famoso era ele mesmo. Uma experimentação incessante a de Warhol que, através de mitos e ícones, pessoas e personagens, objetos e formas, e graças ao processo de reprodutibilidade mecânica de suas obras, revolucionou a arte do século XX, transformando e ampliando o conceito de obra de arte art, investigando a complexa relação entre obra e imagem.
Para as famílias, a proposta é uma visita animada. Quer tornar-se uma obra de arte? entre as várias áreas temáticas da exposição durante as quais será possível admirar os temas mais famosos das obras de Andy Warhol: ícones e celebridades como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley e Mickey Mouse, pertencentes ao mundo da televisão, cinema , da música e dos quadrinhos que passaram a fazer parte do rico “panteão” de Andy Warhol. Mesmo objetos comuns da vida cotidiana, como sapatos, flores, sorvetes ou caixas de sopa Campbell’s e esponjas Brillo tornam-se temas especiais para suas obras.
Este aspecto de sua pesquisa, juntamente com o processo de repetição típico de suas serigrafias, será o ponto de partida para a criação de uma coleção de ícones relacionados ao nosso cotidiano e “autorretratos múltiplos” a serem fixados em um suporte especialmente desenhado e que permanecerão com os participantes como lembrança da experiência vivida.
Andy Warhol – La Pubblicità della Forma
Fabbrica del Vapore
Via Giulio Cesare Procaccini, 4
Milano
Até 26 de março
Horários
Segunda a sexta: 9h30 – 19h30
Sábados, domingos e feriados: 9h30 – 20h30
www.fabbricadelvapore.org/web/fabbrica-del-vapore/-/andy-warhol-la-pubblicita-della-forma
Ingressos
www.ticketone.it/artist/andy-warhol-milano
Informações e contatos
reservas@navigaresrl.com
(+39)3336095192 – (+39)3518403634