• Post author:

13ª Bienal da UNE receberá ministras, parlamentares e artistas na Lapa, com programação aberta ao público

 

13ª Bienal da UNE

 

A 13ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes começa na próxima quinta-feira, dia 2 de fevereiro, na Lapa, no Rio de Janeiro.

Até o dia 5 de feveriro, sob o tema “Um Rio Chamado Brasil”, o festival irá receber trabalhos produzidos por estudantes de todo o Brasil, nas áreas de artes do corpo, artes visuais, audiovisual, fotografia, literatura ,música, jogos digitais, além da mostra científica.

São esperados mais de dez mil estudantes, de todos os estados.Além das mostras acontecem debates com ministras, parlamentares, artistas e escritores, oficinas e shows. 

Acesse a programação completa aqui

“Toda a programação foi pensada como ‘Manifestos’ pela reconstrução do país, a partir da diversidade cultural do povo e do território brasileiro”, observa Bruna Brelaz, presidente da UNE.

 

Confira abaixo destaques da programação:

Ministras:

02/02/2023 às 14h – 17h Luciana Santos – Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação Debate: Os afluentes da ciência na reconstrução nacional.

 

02/02/2023 às 17h Margareth Menezes – Ministra da Cultura Ato simbólico de refundação do Minc e em defesa da cultura.

 

03/02/2023 às 09h – 12h Sônia Guajajara – Ministra dos Povos Indígenas do Brasil Debate: Luto pelo o que é nosso “A luta na garantia e ampliação de direitos dos povos tradicionais”.

 

03/02/2023 às 14h – 17h Anielle Franco – Ministra da Igualdade Racial 

Debate: Os rios que constroem nossa identidade – Um Brasil de todos nós.

 

03/02/2023 às 15h – 17h Ana Moser – Ministra dos Esportes 

Debate: Panorama e perspectivas das políticas públicas esportivas no setor educacional do Brasil.

 

04/02/2023 às 14h – 17h Marina Silva – Ministra do Meio-Ambiente 

Debate: Desses rios nasce um Brasil – Perspectivas sustentáveis para o desenvolvimento e soberania nacional.

Os deputados André Janones, Dani Balbi e Jandira Feghali também confirmaram presença. Além, do ator Gregório Duvivier, dos escritores Geovani Martins, Cida Pedrosa e Elias Jabbour, do jornalista fundador do Voz da Comunidades, Rene Silva, do CPX e muitos outros.

 

Shows nos Arcos da Lapa

A programação musical da 13ª Bienal da UNE, começa na quinta-feira, 02.02, às 19h , com o Manifesto pela Terra, com shows dos tradicionais bois folclóricos de Parintins, Caprichoso e Garantido, e a cantora Gaby Amarantos sobe ao palco, que será montado na Praça dos Arcos da Lapa. 

No dia seguinte, 3 de fevereiro, o navio pirata e as carrancas do Baiana System desembarcam na famosa praça do bairro da Lapa. Já no sábado, dia 4, é a vez do DJ Rennan da Penha  para o show de encerramento da noite,

No dia 5, uma “Culturata” sai da Fundição Progresso, com a participação da Estação primeira de Mangueira, Samba Pra elas e Orquestra Voadora acompanhando o cortejo.

 

Sobre a Bienal da UNE – Festival dos Estudantes

A Bienal da UNE é um festival de cultura, arte, ciência e tecnologia que mapeia, conecta e apresenta o que de mais interessante tem sido produzido dentro e fora das universidades brasileiras. É considerado o maior encontro estudantil da América Latina, reunindo cerca de 15 mil estudantes por edição. É realizado em conjunto com a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), a ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos) e a OCLAE (Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes).

A primeira Bienal da UNE foi realizada em 1999, em Salvador (BA), já passou por Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e mais de uma vez no Rio de Janeiro.

A programação da Bienal reúne debates, seminários, oficinas, mostras de trabalhos, shows, visitas às comunidades locais e diversas outras atividades culturais.

Ao longo de mais de 20 anos, o festival já passou também pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Olinda, Fortaleza, Salvador e contou com a presença de figuras ilustres como Leci Brandão, Alceu Valença, Nação Zumbi, Tom Zé, J. Borges, Aleida Guevara, Gilberto Gil, Ariano Suassuna, Racionais MC’s, Criolo, Emicida, Pitty e muitos outros personagens da cultura brasileira e latino-americana.

Patrocínio da JUVRio

Nesta edição, a Bienal da UNE terá parceria da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), que atua na promoção de políticas públicas para a juventude do Rio de Janeiro. O secretário de Juventude, Salvino Oliveira, levará jovens dos projetos EMPREGA JUV e GERAÇÃO TRANSFORMADORA para participar de atividades da programação da 13ª Bienal da UNE e  participará do debate de abertura no dia 2 de fevereiro, na Fundição Progresso.

“O investimento na juventude é uma forma de dizermos o quanto acreditamos num futuro melhor também para o nosso país. O Rio de Janeiro tem a maior população jovem da sua história neste momento. São mais de 1,6 milhões de pessoas para quem trabalhamos dia e noite para proporcionar oportunidades e reverter o triste quadro da desocupação total. E trazer a Bienal da UNE para cá nos traz a esperança de que essa transformação é possível e de que estamos no caminho certo”, observa o secretário.

 

Serviço 

13ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes 

Quando: 2 a 5 de fevereiro de 2023

Onde: Rio de Janeiro (RJ) 

Quem pode participar?

aberto ao público no geral, de todas as idades

Valores para estudantes (alimentação e alojamento) : R$ 170 e R$ 150 (para estudantes cotistas, ProUni e Fies).

Selecionados das mostras serão isentos do valor da inscrição. 

 

Site oficial: https://bienaldaune.com.br/

Programação: www.une.org.br