• Post author:

Pela primeira vez no Brasil, companhia espanhola Yllana celebra três décadas de trajetória e traz ‘The Opera Locos’ após rodar o mundo com o seu teatro musical operístico Ao reunir trechos de óperas conhecidas e outros estilos musicais, espetáculo realizou turnês pela Europa, América Latina e Ásia. 

 A abertura da curta temporada no Rio de janeiro aconteceu ontem (09/03) no Teatro Casa Grande e reuniu uma plateia generosa que não economizou aplausos ao espetáculo. Fundada na Espanha em 1991, a companhia teatral Yllana se firmou na cena teatral europeia com uma produção extensa, prêmios e turnês que incluíram 44 países, 12 mil apresentações e o incrível total de três milhões de espectadores.

Este verdadeiro fenômeno chega ao Brasil pela primeira vez, com a passagem de ‘The Opera Locos’ por São Paulo (2 a 5 de março) e Rio de Janeiro (9 a 12 de março), um de seus espetáculos mais assistidos e aclamados. No palco, cinco atores-cantores conduzem a plateia por uma jornada por trechos de óperas e outros estilos musicais, costurados com uma dramaturgia original, marcada por altas doses de comédia e a melhor tradição do teatro gestual.

A temporada brasileira faz parte do Festival Ópera na Tela, que pretende democratizar a ópera e tornar o gênero mais acessível, com a formação de plateia em primeiro plano. A produção é da Bonfilm e conta com o patrocínio do banco francês Crédit Agricole, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento também tem o apoio o Consulado da Espanha no Rio de Janeiro e do grupo hoteleiro Accor.

Sobre ‘The Opera Locos’
‘The Opera Locos’ estreou na Espanha em 2018 e seguiu por uma extensa turnê em que cativou plateias ao redor do mundo com a mistura de teatro, musical, ópera, comédia, mímica e circo. Em cena, cinco atores-cantores se dividem entre diversos personagens, ressaltados por um visual extravagante e uma exímia técnica vocal. O grande ponto de partida é que todos eles só se comunicam, exclusivamente, na linguagem operística. Desta forma, uma série de cenas e situações tão absurdas quanto engraçadas se sucedem no palco.

Fotos Cristina Granato

Luiza Brunet e Marcio Vieira

 

Nestor Rocha e Liliana Rodriguez

 

Geraldo Simões e Andrea Pachá

 

Anne-Marie Marechal , Yves- Marie Gayet e Gèrard Maréchal

 

Emmanuelle e Christian Boudier , Silvia Haus e Rodrigo Gerhem

 

Todo elenco com Maria Siman

 

Mayca Teba e Matheus Fitoussi

 

André Paes Leme

 

Mario Borges e Analu Prestes

 

Christian e Liliana Boudier