Luiz Pizarro recebeu muitos amigos na abertura da sua individual “Metapaisagens”, que ocupa uma sala de 300m² no Paço Imperial, até o dia 28 de maio, com telas de grandes formatos e uma instalação interativa intitulada “Cubo dos Desejos”, que convida o visitante a tramar o seu nome dentro da estrutura de madeira com fios de lã coloridos, mentalizando três desejos.
Durante a mostra, Pizarro vai promover atividades sócio-educativas envolvendo o “Cubo”, com escolas e instituições agendadas previamente (metapaisagens@gmail.com).
Nesta programação, cada participante vai receber uma garrafinha (uma espécie de “message in a bottle” para escrever os pedidos), que depois será pendurada em uma grande rede no pátio interno anexo, configurando uma nova instalação. A atriz Christiane Torloni, muitas pessoas foram prestigiar o artista, como Luiz Aquila, John Nicholson, Ana Luiza Rego, Monica Xexéo, Vanda Klabin, Patrícia Costa, Malu de Martino. Gabriela Machado, Monica Mansur e Anna Braga, que abriram suas próprias exposições no Paço recentemente também passaram por lá.
Para a montagem, Pizarro trouxe estão algumas obras pintadas na Alemanha este ano; outras, produzidas aqui no Brasil poucos tempo antes da abertura, em seu ateliê, em Ipanema. As obras, todas recentes e inéditas, abrem espaço para a representação do Cosmos e questionam o homem como centro do universo.
“Estes trabalhos foram formulados em cima do conceito da colaboração, da interligação dos elementos. Já trabalhei muito a figura humana, desde o início da minha carreira. Desta vez, quis tirar isso das telas. Nossa contemporaneidade foi gerando uma centralidade que acabou sendo egocêntrica e egóica.
Em ‘Metapaisagens’, o planeta Terra está representado por uma bola repleta de pontinhos que são a nossa imagem. Não somos mais do que pequenos pontinhos nesse planeta, planeta esse que também está inserido nesse espaço cósmico e sideral que, metaforicamente, é a tela como um todo, com plantas e flores, em um espaço aberto, o Cosmos”, diz Pizarro.
Fotos Daniel Castelo Branco