• Post author:

A Galeria Leme tem o prazer de comunicar, que a artista Sandra Gamarra representará a Espanha na 60ª edição da Bienal de Veneza, em 2024.

Ela escolheu Agustín Pérez Rubio, historiador da arte e curador independente, para realizar a curadoria do projeto

Sandra Gamarra - Galeria Leme
Sandra Gamarra

 

Sobre a artista

Lima, Peru, 1972. Vive e trabalha em Madri, Espanha.

Sandra Gamarra, é a criadora do LiMac – Museu de Arte Contemporânea de Lima (2002), um museu fictício, cuja coleção e objetos de merchandising são feitos a partir de reproduções pintadas a mão pela própria artista. Artistas históricos e contemporâneos, assim como artefatos pré-colombianos integram a vasta coleção do museu em movimento. O método de apropriação de Gamarra levanta questões sobre aspectos como a autenticidade e o status de réplicas. Uma parte significativa do trabalho de Gamarra incide sobre os mecanismos do mundo da arte, incluindo o mercado de arte, exposições e processos criativos, explorando a sua realidade e funcionamento.

Outro aspecto que tem fascinado a artista é o paralelo entre as experiências artísticas e místicas. Em suas séries de pinturas intitulada The New Worshipper e The Apostles, Gamarra sugere que museus de arte são locais para peregrinação e contemplação adoradora. Segundo a artista, observar obras de arte é, antes de qualquer realidade política ou filosófica, um ato de fé. Nestas pinturas a artista observa os observadores, que alude de forma provocativa ao relacionamento entre o fabricante, o trabalho, o espectador e o ponto em que eles se encontram no museu.

Em seu trabalho, Gamarra também explora as consequências sócio-políticas do que ela considera uma modernidade incompleta na América do Sul. Em sua série mais recente de trabalhos a artista revisita o gênero de paisagem e através da justaposição de diversas fontes imagéticas Gamarra não só subverte e re-significa um gênero que caiu numa profunda obsolescência, mas também questiona o papel histórico e sócio-político deste tipo de representação da natureza e do território.

Veja mais obras de Sandra Gamarra

Voltar para a Home AQUI