Zegna – L’OASI DI LINO – A leveza do ser e do comportamento
Novas formas de criar coisas geram novas perspectivas, e novas perspectivas determinam outras maneiras de estar no mundo. A moda é um facilitador de tal mudança. As novas formas que ZEGNA busca incansavelmente se originam na materialidade da criação da moda: um caminho que começa nas fibras e tecidos, continua nas formas e finalmente alcança um desfecho múltiplo nos usos que tais formas provocam. Oasi Zegna é o lugar e o estado de espírito onde tudo acontece.
Com uma mentalidade em constante evolução que reúne tudo que ZEGNA representa, Oasi Zegna simboliza uma busca por excelência e beleza com um compromisso responsável que não é estático. Na verdade, ele viaja através do espaço e artesanato, perto e longe. O desfile, hoje, introduz um oásis em Milão, através 192 fardos de linho bruto que ocupam uma praça no centro da cidade em meio a construções históricas, em plena luz do dia.
Os fardos foram transportados de Normandia, onde o linho é cultivado com as suas flores azuis que florescem brevemente no início do verão, e voltarão a entrar na cadeia de produção assim que o show terminar, para serem trabalhados na Itália em Oasi Lino. O sonho da natureza em um contexto metropolitano, e os valores circulares que transmitem, se tornam tangíveis. ZEGNA se compromete a ter seu linho 100% rastreável até 2024.
Linho, na mente do Diretor Artístico Alessandro Sartori, é um vetor de agilidade: o complemento perfeito para a redefinição do alfaiate que ele busca ao escrever um novo paradigma que é fluido, apto para diferentes corpos, cruzando diferentes demografias.
“Na ZEGNA nós continuamos a repensar como deve ser um guarda-roupa eficiente hoje em dia, aprofundando ainda mais a ideia de criar um sistema de elementos – partes de cima, de baixo e acessórios – que podem ser combinados e estilizados da maneira que preferir. É a ideia do uniforme que não incita a uniformidade. O terno como conjunto combinado de paletó e calças não se aplica mais.
Hoje em dia, tudo combina com tudo, e isso liberta o cliente, que pode brincar com formas e tonalidades. As linhas são enganosamente simples: escondemos elementos funcionais na construção, destacando a textura. A fluidez geral faz parecer tudo tranquilo e luxuoso, mas a atenção nos detalhes, a riqueza das cores e a liberdade de infinitas combinações sugerem algo nada tranquilo”, diz Sartori.
Uma sensação de precisão suave permeia a coleção. Volumes são fluídos; jaquetas desconstruídas com golas altas ou baixas; casacos arejados; partes de cima de gola redonda que substituem as jaquetas; coletes que funcionam como regatas; jaquetas bombers que fluem como camisetas. As jaquetas de manga ¾ introduzidas na última temporada são vistas novamente. Calças são volumosas, e shorts e macacões adicionam uma sensação pragmática.
Linhas irregulares estão no exterior e no interior das peças, nos forros, aparecendo nas dobras, marcando a tensão de uniforme/não uniforme. Malhas texturizadas acentuam ainda mais a sensação de conforto e maleabilidade. Lenços triangulares e bonés de malha, bolsas suaves mas geométricas, óculos duplos, sapatos slip-on com solados maciços cortados em um pedaço de couro e o icônico tênis de luxo Triple Stitch na sua nova evolução espadrille finaliza o look.
Texturas adicionam substância e aliviam a tensão. A paleta de cores, trabalhada em uma escala de cores semelhantes e monocromias irregulares é uma amálgama de tons neutros de calcário, cinza aral, notas frias de linfa, agave, líquen e petra, tons quentes de folhagem e ferrugem, e toques de flamingo e laranja da Namíbia.
L’OASI DI LINO é um estado de espírito: de leveza, no viver e no comportamento.
SOBRE ZEGNA
Inspirada em nosso fundador visionário, Zegna segue seu próprio caminho pela estrada que Ermenegildo construiu há mais de 110 anos nas montanhas do Piemonte, norte da Itália. A sua estrada 232, atravessando os 100 km2 de território natural Oasi Zegna em torno da fábrica de lã, se transformou na 232 Road Brand Mark – uma representação gráfica da identidade da ZEGNA.
Estabelecida como fabricante de tecidos, ZEGNA é reconhecida internacionalmente como uma marca líder global de moda masculina de luxo e parte do Grupo Ermenegildo Zegna. o Grupo Zegna projeta, cria e distribui roupas e acessórios de luxo sob a marca ZEGNA e Thom Browne para mais de 500 lojas, das quais 299 são diretamente operadas pelo Grupo (239 ZEGNA e 63 Thom Browne: dado de Dezembro de 2022) em 80 países ao redor do mundo, permanecendo comprometidos em alavancar sua rica herança para construir um presente e um futuro melhores. Gildo Zegna, o terceiro da geração da família, é o presidente e CEO do grupo.