• Post author:
Shubhendra Rao
Shubhendra Rao

 

O Per Vivere Bene e o Consulado da Índia tem a honra de convidar para o concerto único de Sitar com Shubhendra Rao, discípulo de Ravi Shankar, em celebração aos 75 anos de Independência da Índia! 🇮🇳 A tradição, a história e a cultura indiana serão celebradas no dia 07 de agosto de 2023, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Shubhendra Rao
Shubhendra Rao

Concerto único de Sitar com Shubhendra Rao

Prepare-se para se encantar com a maestria de Rao no Sitar, enquanto ele leva a tradição milenar da música clássica indiana para plateias ao redor do mundo. Essa será a única apresentação no Rio de Janeiro.

Aos três anos, Rao já havia demonstrado talento para o instrumento, embora fosse pequeno demais para segurá-lo na vertical. Um dos principais solistas da Índia, Pt Rao colaborou com músicos de todo o mundo e se apresentou nos mais prestigiados locais e festivais, incluindo Kennedy Center, Carnegie Hall, Broadway, Sydney Opera House, National Arts Festival, Theatre de la Ville , Beijing Performing Arts Centre, Festival Nacional de Artes na África do Sul e Conferência de Música de Dover Lane.

Ele também é um discípulo de longa data do Pandit Ravi Shankar, conviveu com os Beatles e se estabeleceu como um dos maiores expoentes da cítara indiana de seu tempo, um nome conhecido em todo o mundo.

O primeiro professor de Pandit Rao foi seu pai, embora Pandit Ravi Shankar verificasse seu progresso toda vez que estava em Bangalore. “Eu tinha sete ou oito anos quando recebi minha primeira lição dele.” “Ele fez um show em Mysore e eu levei minha cítara comigo.

Naquela manhã, ele se sentou comigo por meia hora.” A partir de então, ele receberia uma aula toda vez que o maestro estivesse na cidade e, quando tivesse idade suficiente, o encontraria se estivesse no campo. O artista infantil deu o primeiro show no AIR Yuva Vani quando era adolescente.

Na década de 1990, ele teve sua primeira grande chance, durante uma viagem aos Estados Unidos. “Havia um grande promotor na América na época, promovendo músicos como Pandit Hariprasad Chaurasia e Pt Shiv Kumar Sharma. Eu era um dos músicos mais jovens na programação.” Em 1997, fez sua primeira apresentação solo em Paris, no Theatre de Leville, em um espetáculo que teve 90% de ingressos esgotados. Na manhã seguinte, enquanto caminhava pelas ruas, alguém o parou, perguntando: “Ei, você não se apresentou ontem à noite?”

Carnegie Hall e o Festival Internacional de Música em Salzburgo

Pandit Rao começou a se destacar como artista global, ultrapassando os limites da tradição hindustani e colaborando com músicos de todo o mundo. Uma das primeiras foi com o maestro da Pipa Gao Hong – “Os instrumentos são muito parecidos, então compusemos um para o outro”. Eles se apresentaram juntos no Carnegie Hall, em Nova York.

Não perca essa oportunidade de vivenciar uma viagem sonora única e testemunhar a genialidade de um dos maiores músicos de sitar da Índia.

 

Voltar para a home aqui

Shubhendra Rao
Ravi Shankar e Shubhendra Rao

 

Pandit Shubhendra Rao diz que a Índia sempre estará em casa, mesmo que tenha aprendido muito com seu tempo no exterior. No entanto, como seu guru, Pandit Ravi Shankar, ele nunca se esquivou de ultrapassar os limites da música clássica hindustani, dando grandes passos para aumentar o soft power da Índia em todo o mundo.