• Post author:

O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos e Espaços Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte – realiza a abertura da exposição Encarnado, de Efrain Almeida, no dia 18 de agosto, a partir das 18h, no Pequeno Palco. Inaugurando o espaço expositivo do Centro Cultural, reúne 25 obras que apresentam dimensões entre a natureza íntima e o voo dos pássaros, articulados no sagrado e no ofício, índices protagonistas na poética do artista.

Centro Cultural do Cariri
Efrain de Almeida – Foto Felipe Panfili

 

Encarnado

 

A exposição resulta de uma pesquisa iniciada em 2020, com a produção do documentário “Ensaios para outros instantes: rasgos da paisagem, que narra seus processos criativos. Contudo, constitui-se também do trabalho de 30 anos do artista. Efrain temobras em importantes coleções públicas e privadas, incluindo MOMA/NY, Caixa Geral de Depósitos, Culturgest (Portugal); Centro Galego de Arte Contemporânea (Espanha) e
na Fundação ARCO (Espanha).

Bitu Cassundé, curador da exposição, explica: “A pesquisa se inicia investigando a questão do sagrado na obra de Efrain, a partir da relação imagética de casas de milagres no Ceará, especificamente nas cidades de Juazeiro do Norte e Canindé”. O trabalho ainda se direciona a observar e investigar a relação entre a paisagem e o corpo. “A curadoria se deu a partir de dois eixos principais: do corpo versus o sagrado e do
corpo versus a paisagem”, completa.

No Cariri, Efrain também percorreu as cidades de Barbalha, Crato, Santana do Cariri, Brejo Santo e Nova Olinda. Outro pensamento presente é o do “Corpo-Pássaro”, que atravessa, a partir das dimensões dos trânsitos e deslocamentos, características do povo cearense que sai em busca de outros horizontes, abordando a relação metafórica e poética da presença dos pássaros e seus fluxos contínuos.

A exposição ficará aberta ao público até fevereiro de 2024 e seu acesso acontecerá de acordo com os horários de funcionamento do Centro Cultural do Cariri. Para Rosely Nakagawa, diretora do equipamento, a mostra de Efrain Almeida conecta a natureza do Cariri com a beleza do ato de criação artística. Além disso, destaca um instrumento pouco valorizado na contemporaneidade do Ocidente: as nossas mãos.

“Ele é um artista que reinventa a união de pares opostos de conexão sensível. Com a sensibilidade despertada pelo ofício de marceneiro do pai, ele reconstrói o fazer e apresenta obras construídas que têm nas mãos sua dimensão como escala, afeto e percepção”, conta Rosely.

Olhos
Olhos

 

Luisa Cela, secretária da Cultura do Ceará, celebra este momento: “O espaço expositivo que abre suas portas é destinado ao encontro entre a arte e o povo num processo imersivo, de contemplação de símbolos e de instinto, do abstrato e do talvez concreto. Este espaço é público, do povo do Cariri e de todo o Ceará”.

O documentário Ensaios para outros instantes (2021/23, 20’) apresenta o percurso do artista pelos centros religiosos do Ceará – Juazeiro do Norte e Canindé – a partir das Casas de Milagres e da ritualística que ativa nesses espaços a relação entre o corpo e o sagrado. Com duas etapas de gravação, a primeira em 2021 e a segunda em 2023, o filme investiga os vínculos possíveis entre as diferentes paisagens e os processos de deslocamentos e trânsitos do artista. 

Encarnação (Acidente) Foto Eduardo Ortega

 

Lavadeirinha

 

Centro Cultural do Cariri abriu ontem (18/08) a exposição “Encarnado” do artista Efrain Almeida

Inaugurado no dia 1o de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, aberto aos processos de experimentação e intercâmbio. O equipamento atende toda a região do Cariri cearense, conta com uma infraestrutura de mais de 50 mil m2, constituído de espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, café e planetário, ainda em processo de estruturação.

Atualmente, está aberto ao público às quintas e sextas, das 15h às 20h, e aos finais de semana, das 8h às 20h, com toda área externa composta por pistas de skate, brinquedopraça, areninha, quadras de vôlei e grande área verde. Toda a programação é gratuita.

Onde estamos localizados
Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1,
Gizélia Pinheiro (Batateiras),