• Post author:

A Portas Vilaseca Galeria inaugura, no dia 12 de setembro, a primeira exposição individual da artista ÉLLE DE BERNARDINI no seu espaço em Botafogo.

Élle De Bernardini
Élle De Bernardini

 

“ANOMALIA” tem a curadoria de Horrana de Kássia Santoz e reúne cerca de 30 obras inéditas que refletem sobre o termo anomalia aplicado aos corpos que não correspondem às normas de gênero e sexualidade estabelecidas pela sociedade ao longo de sua história. Através de desenhos, pinturas e obras em 3D, a artista lança luz sobre a questão da polarização dos gêneros e dos sexos. Cada suporte, assim como cada conceito investigado no desenvolvimento da mostra, correspondem a pontos de inflexão em torno da ideia de um corpo anômalo, e por conseguinte, de identidades e sujeitos considerados anomalias aos olhos da sociedade heteronormativa.

Artista e curadora apontam que o termo “anomalia” não possui conotação pejorativa como consta no dicionário, mas sim uma possibilidade de, por meio dos avanços tecnológicos e científicos, verificar que todos os corpos sob uma determinada ótica são anômalos em si mesmos. E que a “anomalia” não constitui a exceção dos sujeitos, mas a regra geral da humanidade ao longo de sua própria história. 

Élle De Bernardini
Élle De Bernardini

 

“ANOMALIA” segue em cartaz até 21 de outubro, com visitação de terça a sexta-feira (11h00 – 19h00), e aos sábados (11h00 – 17h00). Entrada gratuita.

Sobre a artista e curadora

ÉLLE DE BERNARDINI (1991, Itaqui – RS. Vive e trabalha no Rio de Janeiro – RJ) é uma mulher transexual com uma produção permeada por sua biografia. É formada em ballet clássico pela Royal Academy of Dance (Londres, Reino Unido). Suas obras encontram-se no cruzamento da história da humanidade e da arte com questões de gênero, sexualidade, política e identidade.

Nos últimos anos, Élle tem participado de inúmeras exposições em renomadas instituições nacionais como o Museu de Arte de São Paulo – MASP; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Museu de Arte do Rio – MAR; Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS; Museu Nacional da República; Memorial da América Latina; MAC-RS; Pivô Arte e Pesquisa; Farol Santander; Centro Cultural São Paulo; entre outras. Em 2020, participou da 12ª Bienal do Mercosul. Em 2023, é uma das artistas convidadas da 1ª edição da Bienal das Amazônias, com curadoria de Keyna Eleison, Sandra Benites e Vânia Leal.

Élle De Bernardini
Élle De Bernardini

 

Suas obras fazem parte de importantes coleções institucionais no Brasil e no exterior, entre elas: Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS, Porto Alegre, RS; MAC- RS, Porto Alegre, RS; MAC-Niterói, Rio de Janeiro, RJ; Coleção Santander Brasil, São Paulo, SP; Museu de Arte do Rio – MAR, Rio de Janeiro, RJ; Museu de Arte Moderna do Rio – MAM, Rio de Janeiro, RJ; Fundação Marcos Amaro – FAMA, Itu, SP; Museu Nacional da República, Brasília, DF; Museu de Arte Moderna do Recife, PE; Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, SP; Coleção do Governo Francês, Biblioteca Nacional da França, Paris; Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, RJ; Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, RS.

Élle De Bernardini
Élle De Bernardini

 

HORRANA DE KÁSSIA SANTOZ  é educadora e curadora, graduada em Artes Visuais pela UFES. Desde 2007, atua no desenvolvimento de práticas de-coloniais e novas abordagens educativas em museus e espaços culturais. Curadora-assistente no Instituto Moreira Salles, no núcleo Fotografia Contemporânea & Revista Zum. Em 2023 realizou a pesquisa curatorial para a mostra de 40 anos da Associação Cultural Videobrasil e foi parte do corpo curatorial da exposição “Zonas de Sombra” na Pinacoteca de São Bernardo do Campo. Além disso, Santoz integrou a banca de seleção do Laboratório Artes Visuais, da Escola Porto Iracema das Artes, em Fortaleza – Ceará.

No período de 2021 a 2023, atuou como Curadora de Pesquisa e Ação Transdisciplinar, por meio da parceria entre a Coleção Ivani e Jorge Yunes e a Pinacoteca de São Paulo, sendo responsável pela programação pública do museu e pelo desenvolvimento de projetos transdisciplinares, como o programa de comissionamento “Atos modernos”, com a participação de Charlene Bicalho, Castiel Vitorino Brasileiro, Olinda Wanderley Tupinambá e Mitsy Queiroz. Santoz também fez parte do corpo curatorial da exposição de abertura da Pinacoteca Contemporânea, intitulada “Chão da Praça: obras do acervo da Pinacoteca”.

Élle De Bernardini
Élle De Bernardini

 

Anteriormente, Santoz integrou o núcleo de Mediação e Programas Públicos do MASP, co-organizando o Programa Independente (PIMASP) e a programação de cursos do MASP Escola, além de ter sido curadora da Sala de Vídeos do MASP entre 2018 e 2020. Também participou do programa Fábricas de Cultura (Poiesis) como assistente e supervisora artístico-pedagógica. Em 2022, atuou como júri na 11ª edição da mostra 3M de Arte, na Chamada 2022-2023 VoA para Artistas Mulheres e Pessoas Não Binárias e no 8º Prêmio Artes Instituto Tomie Ohtake.

Élle De Bernardini
Élle De Bernardini

 

Serviço

ANOMALIA
ÉLLE DE BERNARDINI
Curadoria: Horrana de Kássia Santoz
Período da exposição: 12 de setembro – 21 de outubro de 2023
Abertura: 12 de setembro, 19h00
Local: Portas Vilaseca Galeria
Rua Dona Mariana, 137 – casa 2 – Botafogo – 22280-020 Rio de Janeiro, RJ.
Horário de visitação: de 3ª a 6ª, das 11h às 19h; aos  sábados, das 11h às 17h.

Entrada gratuita

Crédito das fotos

Rafael Salim & Estúdio em obra – Cortesia Portas Vilaseca Galeria

Para mais informações, contacte:

Frederico Pellachin

Diretor de Comunicação e Relações Institucionais
fredericopellachin@portasvilaseca.com.br

+55 21 98336 1984

Site: https://portasvilaseca.com.br

Voltar para a home aqui