A ETEL, embaixadora do design brasileiro universalmente reconhecida, parceira da Fundação Oscar Niemeyer e do Studio Superluna, apresenta um dos mais prestigiados mestres do século 20 – o arquiteto e designer Oscar Niemeyer (1907-2012) no “Lake Como Design Festival 2023”.
Central na instalação da ETEL e do Superluna Studio, é uma das obras-primas mais aclamadas – a icônica residência “Casa das Canoas” no Rio de Janeiro. Esta maravilha arquitetônica é um epítome do design moderno brasileiro, artisticamente misturando-se com a natureza através de sua construção engenhosa. O “bloco de aterramento” parcialmente inserido na encosta, forma uma base horizontal para o plano de forma livre que vagueia graciosamente pelos jardins circundantes. A própria paisagem torna-se uma tela que Niemeyer emprega habilmente para alcançar as hipnotizantes e irregulares linhas curvilíneas do telhado, confundindo as fronteiras entre a natureza e a criação do ser humano.
Sob a criteriosa curadoria de Lissa Carmona, CEO da ETEL, e do Superluna Studio, será revelada uma coleção meticulosamente selecionada de peças de mobiliário. Cada peça ressoa com a pureza da forma e as curvas graciosas que ecoam a visão arquitetônica de Niemeyer. A exposição será uma fusão convincente do legado de Niemeyer e da grandiosidade da “Sala Specchi” na Villa Olmo em Como. Entre as criações destacadas estão a Cadeira Alta, a Cadeira Baixa e a Cadeira de Balanço Rio – edições originais da ETEL, licenciadas e certificadas pela Fundação Oscar Niemeyer.
O Studio Superluna foi mais uma vez chamado para desenhar o cenário desta exposição, propondo um diálogo entre a Natureza (tema escolhido para o festival e em homenagem a Plinio il Vecchio na obra homónima “Naturalis Historia”), o Design e a Arquitetura, tendo ao centro a figura humana que se relaciona com as diferentes escalas destes temas.
A ideia é colocar essas obras-primas em relação a um dos edifícios mais famosos do ON, a casa do arquiteto “Casa das Canoas”, Rio de Janeiro 1951, sobre uma plataforma que lembra a cobertura, precisamente na escala 1:5, para que o público poderá observar e sentir a energia encerrada nesta multicumplicidade, acompanhando a forma orgânica e observando as linhas sinuosas e femininas mais famosas do mundo.
ETEL apresenta Oscar Niemeyer
Fotos Felippo Bamberghi