• Post author:

Filme ‘Atiraram no Pianista’, dirigido por Fernando Trueba e Javier Mariscal, abre a 25ª edição do Festival do Rio

Alexandre Nero e Karen Brusttolin - Atiraram no Pianista
Alexandre Nero e Karen Brusttolin

 

Na noite de quinta-feira, dia 5, astros e estrelas riscaram o tapete vermelho do Cine Odeon, no Rio de Janeiro, para conferir a pré-estreia da animação musical ‘Atiraram no Pianista’, da Sony Pictures, que abriu o Festival do Rio. A lista de convidados da première ficou a cargo dos empresários e RPs Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho. Pela primeira vez em 25 anos, o Festival do Rio recebe uma animação em sua gala de abertura.

Antonio Pitanga
Antonio Pitanga

 

O filme, dirigido por Fernando Trueba e Javier Mariscal (dupla responsável por ‘Chico e Rita’, longa indicado ao Oscar de 2012), revisita a história do pianista Francisco Tenório Jr., músico da banda de Vinicius de Moraes e Toquinho, que desapareceu durante uma temporada de shows da dupla, em março de 1976, em Buenos Aires, às vésperas do golpe militar na Argentina. O ator Jeff Goldblum (‘Jurassic Park’) dá voz ao protagonista, um jornalista musical de Nova York que investiga o desaparecimento e a voz de seu amigo brasileiro é de Tony Ramos. Músicos como João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Vinicius de Moraes e Paulo Moura aparecem em depoimentos no filme.

Babu Santana
Babu Santana

 

Javier Mariscal conta: “Quando criança, filmes de animação, para a gente, eram raridade. Agora, graças às animações, pude criar e contar histórias. Estou muito contente, muito agradecido de estar no Festival do Rio. Porque também estamos falando do personagem, da pessoa maravilhosa que era Tenório, que estava esquecido na memória carioca. É um presente não só para mim, mas também a Tenório…”. E completa: “É interessante  perceber como os jovens podem fazer coisas muito bonitas em momentos terríveis, como na violência e na morte. Percebemos que a vida e a história de Tenório também conta a história das ditaduras, de um dos momentos terríveis da América Latina, ao mesmo tempo que cria-se uma coisa linda, chamada Bossa Nova…” O longa-metragem poderá ser visto nos cinemas a partir do dia 26 de outubro.

Betty Faria
Betty Faria

 

Flávio Tambellini e Yohama Eshima
Flávio Tambellini e Yohama Eshima

 

Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho
Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho

 

Voltar para a home aqui