• Post author:

 Hoje entramos no clima do Mitsubá, na verdade o nome vem de uma planta selvagem que cresce nas florestas do Japão, Coréia e China. No restaurante Mitsubá que hoje fica no subsolo do Rio Design Leblon podemos dizer que Mitsubá significa qualidade dos produtos, expertise nos preparos do prato e atendimento nota 10. 

O restaurante Mitsubá é repleto de histórias. A mais importante é a determinação do empresário paulista Homero Cassiano, que há dezesseis anos abriu o Mitsubá na Tijuca, zona norte da cidade e sem saber bem no que ia dar e construiu uma trajetória de sucesso. Uma trajetória que começa com uma provocação “Todo mundo tem uma ideia idiota pelo menos uma vez na vida, eu tive a minha de abrir um restaurante”, confessa Homero. 

 Essa ideia foi crescendo na cabeça do empreendedor, e Homero depois de trabalhar como gestor financeiro de uma empresa por mais de uma década resolveu empreender. “Eu gostava de restaurante, mas não conhecia nada do negócio. Mas, eu conhecia excelência no trabalho já de dinâmicas anteriores, e sempre procurei o melhor:  ingredientes e também a experiência. Como por exemplo, o gyoza, essa massa de pastel quem faz é o senhor Didi Jordão há pelo menos 40 anos, ele está com 71  e trabalha até hoje, esse é melhor Gyoza do Rio” conta Homero. 

mitsubá
Gyoza de cogumelos e nirá

O chef Nao Hara com seu “esqueminha”, um quase omakase que fez muito sucesso no Rio quando o chef tinha seu restaurante no Edifício Central, e que impulsionou o empresário para abrir um restaurante japonês. O chef Nao também apresentou o empresário ao sushiman Eduardo Nakahara que fez história junto com o restaurante. Foram 14 anos de parceria.

 “O Mitsubá abriu como um restaurante improvável, em um lugar improvável, conta Homero”. E assim o Mitsubá foi ganhando força com muito trabalho ao longo dos anos e aos sendo descoberto pelos paladares exigentes cariocas. Virou referência da gastronomia japonesa e oriental. Mas ainda faltava  algo que o destacasse  ainda mais,  e foi aí que o empresário Homero Cassiano faz sua mudança radical e o restaurante Miitsubá vem para o Rio Design Leblon,  antes da pandemia. 

Os sushimen Francisco de Assis, Elizeu Ribeiro, o empresário Homero Cassiano e Isaias Moreira

Hoje, os caminhos tomaram rotas diferentes, o sushiman Eduardo Nakahara deixou o restaurante e ficou toda sua equipe. Uma geração que começou a trabalhar os peixes, o arroz, o tempura, enfim todo o cardápio há pelo menos quinze anos. Uma equipe que brilha por sua excelência. O peixe fresco que chega todos os dias de diversas partes do nosso litoral e com os fornecedores que juntos trabalham para uma performance coletiva de sucesso. 

Sem dúvida o restaurante Mitsubá é um dos melhores da Cidade Maravilhosa.

O restaurante Mitsubá uma joia oriental incrustada no Rio Design Leblon

Missoshiru com Pitú

 

Lamen de vegetais