A terceira temporada do MITICO, série artística anual da Belmond em parceria com a Galleria Continua, concentra-se pela primeira vez em um único artista: o aclamado artista contemporâneo internacional, Daniel Buren.
A série global foi lançada em fevereiro no Mount Nelson, A Belmond Hotel, na Cidade do Cabo, e será seguida por mais projetos nas propriedades lendárias da Belmond: Copacabana Palace, A Belmond Hotel, no Rio de Janeiro; Villa San Michele, A Belmond Hotel, em Florença; Castello di Casole, A Belmond Hotel, na Toscana; Hotel Cipriani, A Belmond Hotel, em Veneza; e La Residencia, A Belmond Hotel, em Maiorca.
A segunda parada na jornada global do MITICO é o Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, onde Buren se inspirou na vibrante energia da cidade para criar sua obra mais monumental da série – Escala colorida para Copacabana Palace, trabalho in situ, 2023. Filtros de vinil coloridos adornam a famosa fachada do Copa, transformando o prédio de dentro para fora. A obra estará disponível para ser vista por hóspedes e visitantes de 14 de março a 30 de setembro de 2024.
Intitulado “Haltes Colorées”, que significa ‘paradas coloridas’, cada uma destas seis obras pensadas para locais específicos oferece ao seu público um momento de pausa que possibilita uma nova perspectiva da localização ao entorno e da respectiva paisagem única. Para a série MITICO deste ano, as propriedades lendárias da Belmond continuam a servir como palco para a criatividade contemporânea, investindo tanto no patrimônio do futuro quanto do passado, simultaneamente.
Daniel Buren compartilha sua percepção sobre a série deste ano: “O que une os seis ‘Haltes’ da temporada 2024 do MITICO (Cidade do Cabo, Rio de Janeiro, Toscana, Veneza e Maiorca) é a beleza do ambiente de cada local. Celebrando a natureza e a arquitetura, esses seis trabalhos in situ altamente variados oferecem uma nova perspectiva das propriedades da Belmond, encaixando-se em um espaço diferente a cada vez”.
A jornada começa aos pés da Table Mountain, no icônico Mount Nelson, na Cidade do Cabo, onde Buren convida os visitantes a tirarem um momento para contemplar sua obra – “Paradas Coloridas para Mount Nelson”, trabalho in situ, 2023.
No coração do hotel, a nova obra envolve a fonte do jardim – um verdadeiro marco histórico, presente desde antes da inauguração do hotel. À medida que o hotel celebra 125 anos, seu papel como lar alegre da Cidade do Cabo é reforçado com este ousado projeto, que inicia sua programação cultural anual, seguida de perto por uma exposição inédita no Mount Nelson, em colaboração com a Norval Foundation.
Conhecido por criar interpretações arquitetônicas de ambientes por meio de cores e listras, Buren utiliza a forma circular da fonte como sua base, instalando pilares de 3 metros ao redor dela, que se alternam entre espelhos e listras. Essa sucessão de padrões interage de maneira lúdica com a natureza ao entorno, resultando em uma explosão de luz e movimento quando os visitantes passeiam por ela. De longe, a Table Mountain se estende sobre a silhueta do hotel, repousando nos pilares da fonte de Buren e integrando ainda mais sua obra à paisagem natural que se sobrepõe ao hotel.
A obra estará disponível para ser vista por hóspedes e visitantes de 16 de fevereiro de 2024 até 15 de fevereiro de 2025.