FEIRA NA ROSENBAUM + INSTITUTO
A GENTE TRANSFORMA
Lançamento Coleção Savanas
14 A 24 DE MARÇO
EDIFÍCIO MARTINELLI
RUA LÍBERO BADARÓ 504
CENTRO HISTÓRICO SP
&
EXPOSIÇÃO UM LUGAR
Banco Aconchego
16 A 24 DE MARÇO
GALERIA METRÓPOLE
SÃO LUÍS 18 | REPÚBLICA
CENTRO SÃO PAULO
Durante a 13ª edição do Design Weekend SP, de 14 a 24 de março, o designer gaúcho participará com a sua marca OIAMO da FEIRA NA ROSENBAUM, que une forças com o Instituto A Gente Transforma, no icônico Edifício Martinelli, que celebra seu centenário como um marco arquitetônico da cidade, localizado na Rua Líbero Badaró, 504, no Centro Histórico de São Paulo.
Além disso, Braga marca presença na exposição “UM LUGAR”, de 16 a 24 de março, na modernista Galeria Metrópole, situada na Av. São Luís, 187, República, no coração de São Paulo.
FEIRA NA ROSENBAUM + A GENTE TRANSFORMA
LANÇAMENTO COLEÇÃO SAVANAS
Durante a exposição, Tiago Braga lançará a COLEÇÃO SAVANAS, inspirada no cenário costeiro do Rio Grande do Sul. A coleção apresenta texturas criadas no tear manual, utilizando algodão reciclado proveniente de resíduos da indústria têxtil. Cuidadosamente bordadas à mão, as peças retratam as paisagens naturais e culturais do pampa gaúcho, desde os troncos retorcidos até os grafismos campeiros e indígenas. Além de promover a beleza da região, a iniciativa resgata técnicas milenares na produção de baixeiros, mantas tradicionalmente utilizadas para proteger o lombo dos animais de montaria. O projeto também destaca o envolvimento de artesãs da Rede de Economia Solidária de Porto Alegre.
A Rede de Economia Solidária de Porto Alegre é uma iniciativa que promove a cooperação, solidariedade e autogestão entre trabalhadores e empreendedores locais. Fundada com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico sustentável e a inclusão social, a rede proporciona um ambiente onde os membros podem compartilhar recursos, conhecimentos e experiências para fortalecer suas atividades econômicas.
A Coleção Savanas oferece uma variedade de peças únicas, cada uma com sua própria identidade e características distintas. A poltrona Catimbau e os pufes Butui e Caçapava são confeccionados com madeira reciclada de antigos trilhos de trem, algodão reciclado e lã natural. Já o panô Igarape, elaborado com algodão reciclado e lã natural, destaca as savanas em impressionantes dimensões. A coleção não apenas valoriza o design e a estética, mas também prioriza o uso de materiais sustentáveis e técnicas artesanais, refletindo um compromisso com a preservação ambiental.
EXPOSIÇÃO UM LUGAR | BANCO ACHEGO
A convite dos organizadores Studio De La Cruz e Estúdio Pedro Luna, a OIAMO foi selecionada pela curadora Carolina Gurgel e pela consultora Adélia Borges para a mostra de banquinhos contemporâneos de apenas um lugar.
Em sua participação, a OIAMO apresentará o Banco Achego, desenvolvido em parceria com o coletivo de artesãs da Associação Ladrilã para o Projeto Raiz.
O convite considerou a abordagem autoral e sustentável da marca de design OIAMO que enaltece as tradições culturais brasileiras, com especial ênfase na ancestralidade gaúcha e sulista, e se engaja ativamente em projetos coletivos com relevância social.
O projeto coletivo engaja mulheres artesãs e pequenos produtores locais, em conexões criativas manifestadas nas expressões artísticas das coleções, explorando a versatilidade da matéria-prima de forma sustentável e inovadora para confecção de artefatos culturais que resgatam e atualizam o saber-fazer da lã artesanal gaúcha. A iniciativa exalta a energia ancestral das mulheres dos Pampas, artesãs que tecem com uma existência feminina, assim como faziam suas avós, tanto no poder como no remanso, na profissão de parteira, na cura através da magia e nas lidas em “las casas”, nesta importante zona de fronteira.
Como agente catalisador para o desenvolvimento sustentável, a OIAMO estimula a cadeia produtiva e impulsiona a economia local. Como resultado, a marca foi nomeada oficialmente pelo comitê Global Sustainable Association (GSA) para o Kyoto Global Design Awards 2023, na categoria “Best 100”, além de conquistar o Prêmio de Design Bornancini de Design 2022 na categoria Impacto Econômico e Cultural.
SERVIÇO
OIAMO DESIGN NO DESIGN WEEKEND 2024 | | DW! 2024
OIAMO NA FEIRA NA ROSENBAUM + AGT
14 A 24 DE MARÇO
EDIFÍCIO MARTINELLI | RUA LÍBERO BADARÓ 504
CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO
EVENTO GRATUITO
OIAMO NA EXPOSIÇÃO “UM LUGAR”
16 A 24 DE MARÇO
GALERIA METRÓPOLE | AV. SÃO LUÍS 18 | 3º PISO | LOJAS 14/15
REPÚBLICA | CENTRO SP
EVENTO GRATUITO
Sobre a Oiamo
Idealizada em 2019 pelo designer Tiago Braga, a OIAMO é um ateliê localizado no Rio Grande do Sul, cujo foco é mapear e revitalizar a memória das comunidades originárias do extremo sul brasileiro.
O Design Ancestral da marca valoriza a materialidade natural e orgânica, enriquecida pelo saber fazer manual. Em conexão com a cultura imaterial, a OIAMO resgata técnicas ancestrais antigas e preserva as tradições da lã artesanal gaúcha. Com um profundo senso de identidade, o resultado traz uma experiência estética e sensorial que celebra a herança cultural da região meridional brasileira.
Seus projetos combinam habilidades tradicionais, como tricô, tear, crochê, bordado, cestaria e marcenaria. Inspiradas pela vida rural, litorânea e urbana, as criações exploram de forma inovadora a riqueza das fibras naturais, como bananeira, bambu, vime, algodão reciclado e lã pura, de maneira sustentável.
As obras da OIAMO capturam o ritmo da paisagem cinza do sul e o clima frio, contrastando com o Brasil Tropical. Essa diversidade se manifesta em visões poéticas de cenários e instalações, enriquecendo a prática do artesanato e valorizando o modo de vida ancestral. O resultado é uma experiência estética orgânica que celebra a multiplicidade de ideias e aprimora as colaborações com coletivos de artesãs, expandindo memórias além das fronteiras. O processo criativo é influenciado pelo intercâmbio cultural, respeitando o fluxo do tempo e o uso completo da matéria-prima, transmitido oralmente de geração em geração, no encontro entre design e artesanato.
As coleções da OIAMO são destaque em renomadas curadorias tanto no Brasil quanto no exterior, incluindo a exposição “Collector’s House”, a convite do “bref, design art” durante a Paris Design Week 2023 (Paris/FR), a Mac Design (Miami/EUA) e a Feira Na Rosenbaum (São Paulo/BR). A marca também colaborou com profissionais renomados, como Marcelo Rosenbaum, desenvolvendo peças para a Farm Rio (Nova Iorque/EUA e Paris/FR), e participou de projetos com curadoria de Constanza Pascolato, Maurício Arruda, Michel Lott e Stephanie Ribeiro. Além disso, a Oiamo marcou presença em diversas mostras, como a DW! São Paulo Design Week, Design Oriundi 2020 (com curadoria de Joice Joppert), Casa Cor e muitas outras.
Reconhecida oficialmente pelo comitê da Global Sustainable Association (GSA) como um dos “Best 100” no Kyoto Global Design Awards 2023, a OIAMO é também vencedora do Prêmio de Design Bornancini na categoria Impacto Econômico e Cultural.
oiamo.com.br | @oiamodesign
Voltar para a home aqui