• Post author:

A ETEL, em parceria com a Galeria Almeida & Dale e a Casa Zalszupin, casa museu idealizada por Lissa Carmona, receberam, neste último sábado (16), convidados para a abertura da exposição Direito à Memória – arte afro-brasileira, indígena e outros modernismos”, com curadoria da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, recentemente eleita imortal pela Academia Brasileira de Letras (ABL).

Erica Schmatz, Marco Antônio Lima, Lissa Carmona e Lúcio Albuquerque - Casa Zalszupin
Erica Schmatz, Marco Antônio Lima, Lissa Carmona e Lúcio Albuquerque – Casa Zalszupin

 

A casa se encontra repleta de obras, que Lilia chama de “outros modernismos”. Peças e objetos assinados por artistas não brancos, periféricos e indígenas, seguindo o mesmo propósito pensado para a Academia Brasileira de Letras: contribuir com arquivos mais plurais. O preview da exposição reuniu alguns nomes relevantes do cenário das artes, cultura e do design, como Ricardo Ohtake, Lídia Lisboa, Almeida & Dale, Ruy Teixeira, Lorenzo Mammi, Ana Carmen Longobardi, entre outros.

Fotos Leda Andrade

 

Heitor Martins, Lilia Schwarcz, Thiago Gomide e Fernanda Feitosa

 

Lissa Carmona, Dado Castello Branco e Leticia Veloso

 

Thiago Gomide

 

Serviço Casa Zalszupin

Exposição Direito à Memória – arte afro-brasileira, indígena e outros modernismos”

19 de março à 22 de junho de 2024

De terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados das 14h às 16h, sem estacionamento

Fechados domingo e segunda-feira

Ingressos: gratuitos mediante agendamento prévio no site

Jardim Europa – SP

 

Sobre Casa Zalzsupin

Projeto idealizado pela Lissa Carmona, CEO da ETEL, com o objetivo preservar e difundir o legado do grande designer, arquiteto e artista Jorge Zalszupin, além de promover exposições e diálogos que permeiam os campos da arquitetura, design e arte. A casa projetada pelo próprio Jorge Zalszupin na década de 1960, onde ele trabalhou e também viveu por mais de 60 anos, metamorfoseou-se em espaço cultural com a primeira exposição “Entre (Tempos): Tributo a Jorge Zalszupin”. Organizada pela ETEL e com curadoria do premiado Studio MNMA em junho de 2021, quando Jorge completaria 99 anos, marcando história.

Graças à importante repercussão na mídia nacional e internacional, além do impacto em grupos influentes da arquitetura, design e arte, pudemos dar continuidade ao projeto. Hoje administrado pela ETEL em parceria com a Almeida e Dale Galeria de Arte, a Casa Zalszupin segue viva através de novas e intimistas exposições renovadas a cada 45 dias, com renomados curadores, sempre permeando a proposta original de diálogo entre a arquitetura, design e arte.

 

Sobre ETEL

Com seu trabalho pioneiro de reedições, a ETEL dá nova luz a desenhos primorosos da produção moderna no Brasil, descoberta tardiamente e hoje considerada uma das mais relevantes do período no mundo. Uma produção caracterizada pelo fazer artesanal e uso de matérias-primas preciosas, criada por arquitetos e artistas empenhados em evidenciar a cultura local sob influência das vanguardas internacionais. Liderada por duas gerações de mulheres, a fundadora e designer Etel Carmona e sua filha, a CEO e curadora Lissa Carmona, tornaram a empresa conhecida por sua sofisticada construção em madeira, sensibilidade em relação à sustentabilidade e seleção de designers cuidadosamente selecionados, nivelando a empresa como embaixadora e guardiã da história do design brasileiro no mundo.

https://www.casazalszupin.com/pt/

Voltar para a home aqui