Abertura oficial do evento foi marcada com uma palestra de Luiza Bomeny, idealizadora do projeto-Artesa, sobre a tendência da ancestralidade no design contemporâneo e como a união entre as raízes e a sustentabilidade, transformam realidades e são a ponte para um futuro melhor.
Na sequência os convidados participaram de um coquetel no novo espaço Artesa, localizado no segundo piso do CasaShopping. Entre os convidados estavam os artistas artesãos: Regina Righi(nós na trama), os Irmãos Gomes, Mário Fretas, Rosa Maria, Vera Oliveira e Cristina Dias.
ARTESA: ARTESANATO, DESIGN E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
O Projeto Artesa, criado por Luiza Bomeny, consultora de moda e design com mais de 20 anos de experiência, destaca-se por sua missão de criar um hub de produtos artesanais de alta qualidade. A iniciativa visa unir os princípios do design, as matérias-primas regionais e o talento dos artesãos brasileiros, oferecendo curadoria e capacitação para o desenvolvimento e profissionalização desses artistas, seus trabalhos e suas comunidades.
A riqueza da produção artesanal brasileira reflete a diversidade de estilos, técnicas e tradições do país, movimentando cerca de R$ 28 bilhões de reais com artesanato no Brasil, 90% do artesanato é produzido por mulheres, porém é um mercado pouco valorizado, os artesãos encontram inúmeras dificuldades de comercialização, sem tantas especializações acabam produzindo peças com baixo valor agregado e isso acarreta a desvalorização da profissão.
O projeto teve início em 2020 com uma curadoria minuciosa realizada por Luiza, mapeando o melhor do artesanato do Rio de Janeiro e levando design, conceitos locais e ferramentas adequadas para elevar o trabalho dos artesãos a um novo patamar de excelência e reconhecimento. A premissa é valorizar as diversas identidades e culturas brasileiras, explorando a essência do artesanato e as particularidades de cada artesão.
Luiza também desenvolveu um projeto de parcerias visando ampliar o impacto socioeconômico e ambiental no Brasil. Empresas e pessoas físicas podem se tornar apoiadores, contribuindo para a transformação social e a valorização do artesanato brasileiro. A parceria com empresas pode incluir a adoção de uma região específica do Brasil, o desenvolvimento de linhas de produtos exclusivos ou o upcycling de resíduos para a criação de produtos Artesa, transformando o descarte em matéria-prima. Pessoas físicas interessadas em apoiar o projeto podem contribuir mensalmente e receber peças de artesanato em troca, além de ter acesso a webinars apresentados por Luiza Bomeny.
Luiza Bomeny inaugurou ontem 07/05 Espaço Artesa: Artesanato Design e transformação social
Fotos Vera Donato