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Carioca e publicitário Fernando Oliveira há dez anos resolveu investir em projetos sociais com iniciativas de grande impacto social. Para isso criou a Trinity, agência de comunicação focada em ESG (sigla em inglês que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização) e já impactou a vida de milhares de jovens e crianças de comunidades carentes do Rio.

Segundo Fernando, o “marketing de causa” pode ser considerado o segundo maior ativo de uma empresa, ficando atrás apenas da inovação, à responsabilidade social, algo ainda pouco praticado no Brasil, ações ambientais, culturais e esportivas que beneficiam estudantes de escolas públicas cariocas, crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro.

Fernando
Fernando Oliveira

 

A Trinity é autora de inúmeros projetos já bem consolidados e que fazem parte do calendário
cultural do Rio. Entre os “cases” de sucesso da agência, que destina 100% de sua produção ao
marketing de causa, está o Projeto “Gentilezinha”, lançado em setembro de 2016. Inspirado no Profeta Gentileza, autor da frase “gentileza gera gentileza”, o protagonista “Gentilezinha” e
seus amigos Luquinhas e Mabel percorrem orfanatos e áreas de risco do Rio ensinando de
forma lúdica e divertida práticas de boas maneiras.

Também são abordados temas sobre cidadania, respeito, meio ambiente e são pregados o amor e a gentileza. O projeto também apresentou o espetáculo “Gentilezinha na Cidade das Maravilhas”. Nele, o protagonista e o amigo Luquinhas, um menino negro, lutavam contra o bullying e o racismo. A peça alcançou mais de 15 mil crianças no Rio de Janeiro, teve 28 apresentações teatrais e milhares de curtidas no Facebook. Ao todo 6 mil cartilhas para colorir foram distribuídas gratuitamente.

Em 2021, ele ressurgiu com seus espetáculos teatrais e completou 5 anos com muitas novidades. O projeto também lançou uma websérie com vídeos educativos sobre cidadania, respeito, gentileza e meio ambiente para o público infanto-juvenil. “Gentilezinha” já tem data para voltar em 2024.

Além do “Gentilezinha” (que estará de volta em breve), estão acontecendo a “Casa
Digital”, a 5 a edição do Reuso Criativo, na Biblioteca Parque da Rocinha C4, na comunidade da Rocinha, e o projeto “Grandes Navegações”.

“Casa Digital” é um programa inédito e gratuito de integração social, cultural, digital,
profissional e tecnológica que engloba duas frentes: o 1 o Festival de Cultura Digital, na
Biblioteca Parque da Rocinha, e o Projeto de Capacitação, que consiste em promover cursos
com foco no desenvolvimento prático e técnico para ensinar aos alunos habilidades
necessárias para navegar e prosperar na era digital. Projeto das agências ZABEO/Trinity,

A 5 a  edição do ReUso Criativo iniciou, no dia 14 de maio, na Biblioteca Parque da
Rocinha C4, na comunidade da Rocinha, na zona sul do Rio. No dia 10/05, nesta
sexta-feira, acontecerão a cerimônia de entrega dos certificados dos formandos da
4 a edição e a palestra de lançamento da 5 a edição, de 11h00 às 15h00, na
Biblioteca Parque da Rocinha C4.

Projeto “Gentilezinha”

 

O projeto das agências ZABEO/Trinity consiste em palestras e oficinas práticas com foco na sustentabilidade onde os alunos aprendem a reutilizar lonas descartadas, que costumam cobrir lonas de sinalização que são utilizadas em eventos e feitas de materiais como polietileno, PVC (Vinil), algodão e plásticos similares, como matéria-prima para a produção de artigos de moda, como: ecobags, shoulder bags, nécessaires, porta-objetos, entre outros.

Inspirado no termo em inglês “Upcycle”, que significa reutilização e traz como conceito o reaproveitamento criativo, o Reuso Criativo tem o objetivo de ensinar aos interessados uma nova forma de ganhar dinheiro, praticando a
sustentabilidade. 

Criado durante a pandemia de COVID-19, o ReUso Criativo disponibilizou na
1 a  edição, que aconteceu em tempos de distanciamento social, uma websérie no YouTube como forma de apoio educacional a pessoas que precisavam se reinventar.

Idealizado por Adriana Zabeo, sócia das agências de comunicação e marketing ZABEO e Trinity, o projeto Reuso Criativo nasceu com o intuito de apresentar uma nova possibilidade de atuação profissional, gerando renda extra ou até mesmo uma fonte de renda principal, que pudesse promover o empreendedorismo sustentável e propagar ideias relevantes de consciência ambiental.

Fernando Oliveira publicitário que molda seu trabalho na pauta ESG e seus 3 projetos que impactam o social carioca

Reuso Criativo

 

Nos workshops práticos, são demonstrados todos os processos e desafios envolvidos no ciclo de vida da lona desde sua fabricação, passando pela utilização, descarte e processo de destinação e melhoramentos, até chegar no produto final acabado e comercializado. Dentre os temas abordados, estão: upcycling, desenvolvimento sustentável, economia circular, moda e design.

Outro projeto lançado pela Trinity e que Fernando Oliveira está empenhado é o Grandes Navegações” que começou a ser entregue gratuitamente, no final de abril deste ano, para crianças e adolescentes de escolas da rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro. A distribuição está acontecendo durante todo o mês de maio, nas escolas municipais Abelardo Barbosa, Luis Paulo Horta, Francisco de Paula Brito, no CIEP Dr. Bento Rubião, na escola municipal Rinaldo Delamare, no bairro de São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro, entre outras.

Reuso Criativo

 

Grandes Navegações”  é um livro-jogo ilustrado que tem o objetivo de ensinar às crianças e jovens da rede pública de ensino educação financeira de forma lúdica, bem- humorada e acessível. Com conteúdos alinhados às metodologias atuais de ensino de educação financeira, linguagem adequada para o público infanto-juvenil e ilustrações.

“Grandes Navegações” aborda temas de educação financeira, como comércio, crédito, empréstimos, seguros, concorrência, preço, investimentos e economia em um jogo de tabuleiro ambientado no período histórico das Grandes Navegações Portuguesas, um momento importante na história do Brasil e do mundo. Para ser um grande explorador nesse jogo, é preciso entender o idioma das aventuras e os desafios que ele oferece.

Fernando Oliveira conta que desde 2015 vem tentando driblar os números assustadores da desigualdade instalada por todos os cantos do Rio de Janeiro através dos projetos idealizados por ele. A pandemia da Covid-19 fez aumentar ainda mais a crise mundial, a fome e os problemas governamentais que são constantemente vivenciados por milhares de pessoas que se encontram em risco social e político no Brasil. Segundo um estudo da organização que debate políticas públicas “Casa Fluminense”, o Rio de Janeiro está entre as 10 metrópoles mais desiguais do mundo.

O publicitário carioca explica que o objetivo do “marketing de causa” é melhorar a imagem institucional de uma empresa que tem sua reputação construída a partir do interesse em contribuir para um mundo melhor. Segundo o profissional de marketing, em 8 anos a agência atraiu mais de 100 empresas para apoiar os projetos, como: a Companhia de Investimentos

Fotos Miguel Sá e divulgação