O Guia Michelin apresentou ontem (20/05) nos salões do Copacabana Palace a sua nova seleção de restaurantes estrelados. Uma noite muito emocionante com muito champangne Perrier Jouët e os chefs mais importantes do Brasil na plateia e no palco. Coquetel super bem servido e logo depois a premiação com a atriz Guilhermina Guinle no palco como co-host do evento.
Gwendal Poullennec, Diretor Internacional do Guia MICHELIN, comenta: “Estamos absolutamente encantados em apresentar a nova seleção de restaurantes do Guia MICHELIN Rio de Janeiro e São Paulo. Depois de alguns anos de pausa, o Guia está de volta e nossos inspetores tiveram o imenso prazer de retornar ao Brasil para redescobrir a oferta gastronômica das duas cidades.
Os restaurantes premiados com duas estrelas foram Evvai (São Paulo), Lasai (Rio de Janeiro) e Tuju (São Paulo) recém- premiados com Duas Estrelas MICHELIN, Brasil duplica o número de estabelecimentos nesta categoria, o que coloca o Brasil no mapa de grandes chefes na atualidade.
Os sete novos restaurante agraciados com 1 estrela no Guia Michelin foram, Fama Osteria (São Paulo), Kazuo (São Paulo), Kuro (São Paulo), Murakami (São Paulo), Oizumi Sushi (São Paulo), Sala San Omakase (Rio de Janeiro) e Tangará Jean-Georges (São Paulo). Um tendencia totalmente asiática o que estabelece um rumo no investimento no mercado gastronômico.
O premio mais esperado da noite “A Estrela Verde” que estreou no Brasil na noite de ontem e que ganhou essa nova categoria que privilegia os restaurantes com compromissos ecológicos excepcionais – e são uma fonte de inspiração tanto para os apreciadores de gastronomia como para a indústria hoteleira como um todo. O Rio de Janeiro capital verde não entrou com nenhum restaurante nessa poderosa lista. O que vale pensarmos com carinho nessa categoria.
Foram eles: A Casa do Porco controla toda a cadeia alimentar, do campo à mesa, com rebanhos próprios caipiras de raças suínas brasileiras (Sorocaba, Plau, Canastra, Caruncho e Pereira), todos criados com técnicas sustentáveis.
A Corrutela trabalha com produtos orgânicos de agricultores locais, bem como peixe e carne de origem sustentável, e produz a sua farinha no seu próprio moinho. Além da reciclagem, do reaproveitamento de águas pluviais e da compostagem.
Tuju utiliza produtos sazonais de pequenos produtores locais, principalmente do estado de São Paulo, e possui um centro de pesquisa que visa dar visibilidade aos produtores que trabalham de forma justa, ética e sustentável.
O Guia MICHELIN 2024 Rio de Janeiro e São Paulo em resumo:
140 restaurantes recomendados, dos quais:
– 6 dois restaurantes com estrelas MICHELIN (3 recém-premiados)
– 15 restaurantes com uma estrela MICHELIN (7 recém-premiados)
– 37 restaurantes Bib Gourmand (12 recém-premiados)
– 3 restaurantes MICHELIN Green Star (premiados pela primeira vez)
– 82 restaurantes selecionados (38 adicionados recentemente)