• Post author:

 Ontem 22/05  a Anita Schwartz Galeria de Arte recebeu para a abertura, da exposição “Pinacoteca Botânica”, que tem como obra central a grande pintura inédita “Thanatos e Eros”, de Yolanda Freyre (1940), em óleo sobre lona com quase 6 metros de largura, e 1,20 m de altura, produzida entre 2022 e 2024, que transformou a galeria Anita Schwartz em uma pinacoteca botânica. Uma noite de performance e obras repletas de significados e que aproxima o publico da natureza. 

A obra icônica de Yolanda Freyre é uma síntese de sua história de vida e quase 60banos de trajetória artística. “Ao nos apresentar a sua floresta, ela nos convida a conhecer um lugar sagrado, intimamente conectado às suas vivências”, observa a curadora Cecilia Fortes, que em torno desta obra central reuniu 27 trabalhos, alguns inéditos, que abordam a temática botânica em diferentes nuances, “cada um à sua maneira, em estilos e mídias variados”: pintura, escultura, desenho, fotografia, objeto, dos artistas Abraham Palatnik, Afonso Tostes, Bruno Vilela, Claudia Casarino, Claudia Jaguaribe, Claudia Melli, Duda Moraes, Esther Bonder, Farnese de Andrade, Fernando Lindote, Frans Krajcberg, Gabriela Machado, Maritza Caneca, Noara Quintana, Pedro Varela e Rosana Palazyan.

Considerada uma das precursoras da performance no Brasil, fez em 1974, no quintal de sua casa em Petrópolis, onde decidiu se estabelecer, “A Hortênsia e a Galinha”, um ato em homenagem aos desaparecidos políticos, como seu próprio irmão, morto pela ditadura brasileira. A importância da natureza para Yolanda – como as hortênsias, flores abundantes em Petrópolis e as montanhas – acompanham seu trabalho. “Yolanda possui uma conexão profunda com a paisagem natural, que transborda sensibilidade.

Fotos Cristina Granato

 

Evangelina Seiler , Anita Schwartz e Claudia Melli

 

As fotógrafas Ana Branco e Marcia Foletto

 

Schwartz
Yolanda Freyre e Anita Schwartz
Heckel Verri e Leoncio Schwartz

 

Fernando Lindote e Anita Schwartz

 

Gabriela Machado , José Bechara , Anita Schwartz e René Machado

 

Claudia Jaguaribe , Anita Schwartz e Cecília Fortes

 

Gabriela Machado e Rosana Palazyan

 

Rafael Baron e Pedro Varela
Performance de Yolanda Freyre

 

Anita Schwartz , Renata Salgado e Malu Galli

 

Raul Mourão, Luiz Zerbini e Afonso Tostes