A Dellarte apresenta dia 28 de julho, domingo, às 17h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica Nacional da Colômbia com regência do maestro Yeruham Scharovsky e participação do pianista Lior Lifshitz. No programa, “Concerto para Piano n.2” e Sinfonia no. 1”, de Rachmaninoff e e “Fanfarria Sinfônica” de Blas Emilio Atehortúa.
A Orquestra Sinfônica Nacional da Colômbia é uma instituição cultural de longa trajetória, fundada em 1936, e conhecida por sua excelência musical.
Lior Lifshitz, piano
Lior Lifshitz nasceu em Tel Aviv, Israel. Aos 6 anos iniciou seus estudos de piano com o Dr. Dror Zemel no Conservatório Israelita de Tel Aviv e depois com o Prof. Tomer Lev na Escola de Música Buchmann-Mehta, Universidade de Tel Aviv. Iniciou sua carreira solo já aos 10 anos, com a Orquestra Sinfônica de Jerusalém, e desde então tem se apresentado com diversas orquestras como a Filarmônica de Israel, a Israel Camerata Jerusalém, a Orquestra Sinfônica de Israel Rishon LeZion, etc.
Foi premiado em 2020 no concurso “Jovem Artista” da Rádio Israelense, recebeu os primeiros prêmios em 2015, 2018 e 2021 no “Piano Forever” em Ashdod, e o primeiro prêmio no concurso “Clairmont” em 2022.
Atuou nos mais importantes palcos de concertos em Israel, como o Auditório Charles Bronfman, a Ópera de Tel Aviv, o Henry Crown Symphony Hall no Teatro de Jerusalém e muito mais. Também se apresentou em concertos no exterior para a Filarmônica de Israel, bem como na Alemanha, Suécia e França. Participou de masterclasses com Murray Perahia, e de master classes com Prof. Alexander Tamir e Prof. Emanuel Krasovsky, Ilana Vered e outros.
Maestro Yeruham Scharovsky
O Maestro Yeruham Scharovsky iniciou sua formação musical em seu país natal, Argentina, estudando flauta, contrabaixo, composição e direção com professores do Conservatório Nacional de Música de Buenos Aires e do Teatro Colón. Nos anos 70 mudou-se para Israel e continuou seus estudos na “Rubin Superior Music Academy”, em Jerusalém, com o renomado professor Mendi Rodán.
Em 1990 foi eleito por Zubin Mehta para receber o prêmio de “Jovem Artista do Ano”, o que o levou a reger o concerto de gala da Orquestra Filarmônica de Israel.
Regeu a Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB por seis anos, entre 1998 e 2004, onde criou a Orquestra Sinfônica Jovem Brasileira, além de 60 orquestras ao redor do mundo, em mais de 25 países.
Paralelamente à sua carreira como maestro internacional, Scharovsky vem desenvolvendo nos últimos 30 anos uma vasta atividade no campo da Educação Musical, dando masterclasses de regência orquestral em Israel, Brasil, Colômbia, Alemanha, Itália e Espanha. O maestro Yeruham Scharovsky atualmente atua como diretor artístico e regente principal da Orquestra Sinfônica Nacional da Colômbia e da Orquestra Filarmônica da Macedônia.