• Post author:

O artista Marcos Chaves lançou ontem (06/08) na livraria da Travessa -Ipanema seu livro Marcos Chaves – It Looked, and I Looked Back com 248 páginas e 187 imagens a cores, com registros feitos em cidades de diferentes países, e também de sua casa, durante o confinamento devido à pandemia.

A tiragem de mil exemplares compreende também uma edição especial, limitada, de 50 livros que dão direito a uma fotografia assinada pelo artista. Para Luisa Duarte, “é como se o artista nos endereçasse não só seu olhar, mas também as perspectivas alocadas no interior de cada uma destas cenas”. “Chaves nos recorda, assim, o aspecto fundamental da faculdade da visão: o seu caráter de reciprocidade. Portanto, ao lançarmos o nosso olhar sobre a sua obra, algo se transmuta em nós.

As suas fotografias nos endereçam um chamado à invenção de outros modos de habitar o mundo, certamente menos indiferentes e mais atentos a miríade de surpresas contidas no que já dávamos como conhecido”, destaca. Bernardo Mosqueira afirma: “Chaves transforma vestígios banais da urbanidade em cenas extraordinárias de intimidade e intensidade, diagramas complexos de imensa força simbólica e de cuidadoso impacto formal”.

Fotos Marco Rodrigues 

Chaves
Ligia Canongia e Marcos Chaves

 

Luisa Duarte, Marcos Chaves e Vanda Klabin

 

Luiza Mello e Luiz Zerbini

 

Luiza Mussnich e Mariana Maurício

 

Marcos Chaves com o casal Mara e Marcio Fazliber

 

Marcos Chaves e Alexandre Murucci

 

Marcos Chaves e João Modé

 

Murilo Meirelles e Gustavo Garcia

 

O casal Mara e Marcio Fainzliber com a curadora Luisa Duarte

 

Olivia Byington e Maria Campbell

 

Rui Campos e Eucanaã Ferraz

 

Zazá Piereck e Bob Neri

 

Marcos Chaves no lançamento de seu livro na Livraria Travessa

 

Marcos Chaves e Maritza Caneca

 

Marcos Chaves, Ernesto Soto e Marcelo Gomes

 

Marcos Chaves – It Looked, and I Looked Back lançamento do livro ontem 06/08 em Ipanema