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Filmado no Rio de Janeiro e estrelado por Mercedes Morán, longa conta a história de uma mulher em busca do neto, desaparecido durante a ditadura militar Argentina

A Procura de Martina
A Procura de Martina

“A Procura de Martina”, dirigido por Márcia Faria e protagonizado pela argentina Mercedes Morán (“Diários de Motocicleta”), ao lado das atrizes Carla Ribas e Luciana Paes, recebeu o prêmio de Melhor Filme na competição latino-americana do prestigioso 39ª Festival de Mar de Plata, na Argentina. O coprodutor uruguaio, Martin Almada, recebeu o prêmio na cerimônia.

Com novo cartaz internacional divulgado, o filme tem produção das brasileiras Kromaki e Ipanema Filmes, em coprodução com as uruguaias Básico e Criatura, e distribuição da Bretz Filmes. A diretora Marcia Faria comentou a premiação: “resistência e, acima de tudo, amor. Este prêmio não é apenas o reconhecimento de nosso trabalho, mas também um lembrete de que a cultura é, por si só, um ato político e de resistência.

Resistir à extrema direita é uma batalha que ainda não terminou — nem no Brasil, nem na Argentina, nem em qualquer outro lugar onde políticas autoritárias e discursos de intolerância continuam ameaçando os direitos fundamentais, a diversidade e o futuro do audiovisual. Que a história de Martina e sua luta por preservar sua memória, inspire todos a resistir ao esquecimento e a lutar por um futuro onde a empatia prevaleça. Gostaria de agradecer imensamente ao elenco do filme e, especialmente, a Mercedes Morán, que trouxe vida, alma e muito mais do que eu poderia imaginar à personagem Martina. E dedico este prêmio as avós da praça de maio por sua luta incansável.”

A estreia mundial e “A Procura de Martina” foi na mostra competitiva da Première Brasil: Novos Rumos do Festival do Rio e em seguida o filme foi exibido na 48ª Mostra de S. Paulo. Com pano de fundo um dos episódios mais sombrios da história latino-americana: o caso de bebês de militantes políticos que foram sequestrados de seus pais enquanto eles estavam presos e sendo torturados. Muitos foram entregues a orfanatos ou a militares apoiadores do regime.

A Procura de Martina
A Procura de Martina

 

A emocionante jornada de Martina, uma viúva que procura há mais de trinta anos pelo neto nascido em cativeiro durante a ditadura militar argentina. “O que me atraiu para este filme foi a possibilidade de contar a história de uma avó da Praça de Maio que não havia sido contada antes: uma avó que faz sua busca sozinha, e não na companhia das outras, como costumamos ver e também me pareceu um exercício lindo para falar da memória”, conta a protagonista Mercedes Morán. O elenco do longa traz ainda nomes como Stella Rabello, Julia Bernat e Fernando Eiras, além das atrizes argentinas Adriana Aizenberg e Cristina Benegas.

SINOPSE

Martina é uma viúva argentina que procura há mais de trinta anos pelo neto, nascido em cativeiro durante a ditadura militar. A necessidade de encontrá-lo se torna ainda mais urgente quando Martina recebe o diagnóstico de Alzheimer. Ao descobrir que o neto pode estar no Brasil, Martina embarca em uma jornada onde passado e presente se misturam, transformando sua busca em uma luta contra o esquecimento.

ELENCO

Mercedes Morán

Adriana Aizenberg

Carla Ribas

Luciana Paes

Cristina Banegas

Stella Rabello

Julia Bernat

Fernando Eiras

FICHA TÉCNICA

Direção: Márcia Faria

Produção: Rodrigo Letier, Márcia Faria

Coprodução: Patricia Canén, Martín Almada Tomeo, Agustín Palermo

Produção Executiva: Roberta Oliveira, Anna Julia Werneck

Roteiro: Gabriela Amaral Almeida, Márcia Faria

Edição: Eva Randolph, edt.

Direção de Fotografia: Léo Bittencourt

Colorista: Mauro Infante 

Direção de Arte: Diogo Costa, Alice Carvalho 

Figurinista: Preta Marques 

Caracterização: Emmanuel Miño 

Som Direto: Manuel Scavone, Nicolás Rodríguez Mieres

Trilha Sonora Original: Manuel Scavone, Nicolás Rodríguez Mieres, Diego Rodríguez Mieres

Edição de Som e Mixagem: Ricardo Cutz, A3pS 

Preparação de Elenco: Tomás Rezende

MÁRCIA FARIA | Diretora

Após anos trabalhando como diretora assistente de realizadores como Hector Babenco e Walter Salles, Márcia Faria estreou como diretora assinando dois episódios na série “Alice” (HBO), com direção geral de Karim Ainoüz e Sérgio Machado.

Em 2008, realizou seu primeiro trabalho autoral, o curta-metragem “Estação”, que disputou a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2010. “Estação” também participou de outros festivais importantes, como Rotterdam, Biarritz e Festival do Rio.

Em 2011, assinou a direção geral da série “Oscar Freire 279” (Multishow/Globosat) e dirigiu dois episódios da série “Preamar” (HBO). Em 2012, participou da equipe de criação do seriado “Pedro & Bianca”, vencedor do Emmy Kids Internacional. Em 2016, assinou a direção-geral da primeira temporada da série “#Me Chama de Bruna” (FOX). Em 2019, dirigiu, com Belisário Franca, a primeira temporada da série “Jungle Pilot” (Universal).

Entre outras produções, prepara-se para lançar “Os Quatro da Candelária”, série de ficção da Netflix que codirigiu com Luis Lomenha.

KROMAKI | Produtora

A Kromaki é uma produtora carioca movida pela paixão de contar histórias nas telas. Do humor ao drama, do esporte à política, nos pautamos por múltiplos temas, formatos, tons e visões. Porque acreditamos que séries e filmes devem emocionar e surpreender, entreter e fazer pensar. De preferência, tudo junto.

No mercado desde 2018, a Kromaki foi criada por Rodrigo Letier após 20 anos de experiência no setor. Mesmo ainda jovem, a produtora já lançou projetos de vários formatos e gêneros, em diferentes mídias e plataformas. Entre seus mais recentes sucessos estão as séries “Os Quatro da Candelária” (Netflix), de Luis Lomenha e Márcia Faria, e “Romário – O Cara” (Max), de Bruno Maia, além do longa “Isabella: O Caso Nardoni” (Netflix), dirigido por Cláudio Manoel e Micael Langer.

A produtora também acaba de lançar uma nova série musical – “Som Sertanejo” (Multishow), dirigida por Ana Rieper – e estreou dois longas no Festival do Rio e na Mostra SP de 2024: o drama “A Procura de Martina”, dirigido por Márcia Faria, em coprodução com a brasileira Ipanema Filmes e as uruguaias Criatura e Básico; e o terror “A Herança”, dirigido por João Cândido Zacharias e coproduzido pela Bubbles Project.

Antes, a Kromaki produziu as séries “Meu Amigo Bussunda” (Globoplay), de Cláudio Manoel, Micael Langer e Júlia Besserman; e “Lei da Selva – A História do Jogo do Bicho” (Canal Brasil), de Pedro Asbeg, com narração de Marcelo Adnet.

Nos cinemas, lançou o drama “A Filha do Pescador”, primeira coprodução internacional da Kromaki, com direção do colombiano Edgar De Luque; o documentário “O Mês Que Não Terminou”, coproduzido pelo Canal Curta!, com direção de Francisco Bosco e Raul Mourão e narração de Fernanda Torres; e a comédia “Juntos e Enrolados”, dirigida por Rodrigo Van Der Put e Eduardo Vaisman e estrelada por Rafael Portugal e Cacau Protásio. Outra produção foi o curta “Food, Funk & Favela”, de Cacau Rhoden (WaterBear).

No momento, entre outros, a Kromaki prepara os programas “Nesse Canto Eu Conto”, apresentado por Sandy, para o Multishow; e “Xodó de Cozinha”, com Regina Tchelly, para a TV Brasil; além de um longa sobre a chef brasileira Alessandra Montagne, que virou um fenômeno em Paris; e a série doc “Nelson Vezes Quatro”, para o Canal Brasil.

IPANEMA FILMES | Produtora

Com mais de 70 filmes no currículo, entre produzidos e distribuídos, a Ipanema Filmes já alcançou mais de 60 milhões de espectadores. Entre seus exemplos mais bem-sucedidos estão “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia”, de Hector Babenco; “A Lira do Delírio”, de Walter Lima Jr.; “Joana Francesa”, de Cacá Diegues; “O Casal”, de Daniel Filho; “Toda Nudez Será Castigada”, de Arnaldo Jabor; além de “Pra Frente Brasil” e a trilogia “Roberto Carlos”, de Roberto Farias.

Filmes que participaram de importantes festivais nacionais e internacionais, como Cannes, Berlim, Roterdã, Moscou, Gramado, Brasília e Festival do Rio. Hoje, depois de uma grande reestruturação interna, a Ipanema Filmes volta ao mercado produzindo projetos inovadores e com grandes chances de conquistar o interesse do público.

BÁSICO | Coprodutora

Básico é uma produtora audiovisual uruguaia com seis anos de experiência e que realiza projetos desde a concepção até a conclusão, independentemente de seu tamanho. Com atitude proativa e criativa diante de cada trabalho, a Básico se dedica principalmente à produção audiovisual e ao desenvolvimento de campanhas criativas para clientes como Unicef, IBM, Hyatt Centric Montevideo, entre outros. E trabalha com diversas agências de publicidade.

Desde o fim de 2017, a produtora conta com uma divisão dedicada a filmes de ficção e documentários independentes, reunindo a paixão pela produção com histórias comprometidas, que convidam à reflexão e dão visibilidade à forma como se vive na América Latina, a partir da observação de nossas semelhanças e particularidades.

Trabalha atualmente nos seguintes projetos: “Michel”, coprodução entre Colômbia, França e Uruguai, dirigida por Fernando García; “O Caso Limber”, coprodução com a Colômbia, dirigida por Martín Almada; e “Crucera”, curta-metragem dirigido por Juan Ignacio Enciso.

BRETZ FILMES | Distribuidora

Com mais de 30 anos de presença no mercado cinematográfico, a Bretz Filmes vem atuando como distribuidora e produtora, tendo distribuído filmes de renomados diretores como Walter Salles, Karim Aïnouz, Eduardo Coutinho, Helena Solberg, Sandra Kogut, Sérgio Machado, Flávia Castro, Izabel Jaguaribe, Marina Person, Nelson Pereira dos Santos, Ricardo Calil, Renato Terra e Heitor Dhalia. Seu diretor, Luiz Bretz, também dirigiu por 10 anos a área de distribuição da VideoFilmes. Atualmente a Bretz Filmes é uma das principais distribuidoras de documentários e filmes de autor nos cinemas do Brasil.

Nos últimos anos, distribuiu longas como os indicados ao Oscar “Honeyland” e “For Sama”, além de “Gabriel e a Montanha”, “Sinfonia de um Homem Comum”, “Nostalgia da Luz” e “O Cavalo de Turim”.

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