A Casa Roberto Marinho inaugurou sábado (14/12), a exposição “Geometria inquieta” que celebra a produção de Ascânio MMM. A curadoria de Lauro Cavalcanti selecionou 100 trabalhos que percorrem a trajetória de seis décadas do artista, considerado um dos mais importantes escultores da arte brasileira.
A mostra inclui uma reprodução de seu ateliê e obras manipuláveis pelo público, além de uma seleção pessoal de MMM, que apresenta obras de seu acervo particular em diálogo com peças da Coleção Roberto Marinho.
Nascido em Fão, Portugal, Ascânio imigrou para o Rio aos 17 anos, já com o desejo de estudar arquitetura. Mas foi na escultura que encontrou a linguagem para se comunicar com o mundo: “A escultura, para mim, é uma paixão, um modo de fazer poesia através do objeto. Seria impossível não fazer algo que grita dentro de mim”, declara o artista, que se diz “um carioca nascido em Portugal”.
No primeiro grande salão da Casa, a escultura Fitangular Longo (1984) revela a imponência da madeira em sua forma natural, evidenciando uma técnica de colagem de ripas que cria uma gradação de tons. Com mais de seis metros de comprimento, a peça domina o espaço e impressiona os visitantes.
Os jardins da Casa Roberto Marinho receberam três novas obras da série Prismas – composições em grade produzidas a partir de perfis de alumínio com estruturas transparentes.
A maior delas foi concebida especialmente para a mostra e integrada à área verde, que abriga espécies da Mata Atlântica: “O diálogo da escultura com a floresta em volta é estabelecido através da transparência e sua escala permite um bom passeio visual nos diversos níveis do terreno”, observa Lauro Cavalcanti, curador e diretor do instituto cultural no Cosme Velho.
Fotos Selmy Yassuda
SERVIÇO:
GEOMETRIA INQUIETA | Ascânio MMM
Curadoria: Lauro Cavalcanti
Instituto Casa Roberto Marinho
Rua Cosme Velho, nº 1105 – Rio de Janeiro | RJ
Tel: (21) 3298-9449