O advogado José Roberto de Castro Neves fez sua estreia na ficção, ontem 07/04 na Livraria Travessa do Leblon. Autor e organizador de diversas obras sobre direito, história e literatura entrelaça mitologia grega às origens do Brasil, pela primeira vez mergulha no universo da ficção.
Romance de estreia, Ozymandias, que chega às livrarias pela Intrínseca e expõe a complexidade das culturas que formam o Brasil. Sem um fio condutor único, a ficção literária de José Roberto de Castro Neves apresenta uma narrativa multifacetada em que o leitor mais atento vai esbarrar em referências a Shakespeare, contos iorubás, Dante, Guimarães Rosa, Homero e Castro Alves.
Ambientada na fictícia cidade de Ateninhas, a história perpassa séculos ao retratar gerações de uma mesma família, os Luteros, que mandam e desmandam no povoado. O poder é repassado de geração em geração comandadas por homens, que subjugam a população mas são incapazes de apagar completamente a riqueza ancestral dos povos originários. A trama é marcada por fatos cruciais da formação brasileira, como a colonização, a escravidão e a imigração italiana, até alcançar os dias atuais.
José Roberto de Castro Neves apresenta um caleidoscópio fascinante em sua estreia na ficção, entrelaçando referências literárias, como a que dá título ao livro: Ozymandias é uma palavra grega que corresponde ao faraó Ramsés II, mas ficou conhecida pela poesia do inglês Percy Bysshe Shelley, publicada em 1818.
Veja quem passou para prestigiar o autor nas fotos Ari Kaye









