• Post author:

Com uma carreira de 25 anos, a atriz Fernanda Machado atuou no teatro, no cinema e na televisão em produções inesquecíveis como o filme “Tropa de Elite” e a novela “Alma Gêmea” da Rede Globo. Em 2007, recebeu da emissora o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pela premiação Melhores do Ano, como Joana em “Paraíso Tropical”.

Fotos Cristina Granato

 Fernanda Machado - TUDO QUE NÃO ME CONTARAM SOBRE A MATERNIDADE
Fernanda Machado – TUDO QUE NÃO ME CONTARAM SOBRE A MATERNIDADE

 

Hoje, ela exerce seu papel mais importante, o de ser MÃE. Fernanda também é consultora hormonal nos EUA e instrutora de ioga. Ao unir esses dois temas, suas aulas têm dado suporte a muitas mulheres e mães. E quando encontra um tempo na agenda, adora se dedicar a projetos de paisagismo e de design de interiores.

SINOPSE

Depois de construir uma carreira de sucesso, a atriz Fernanda Machado, que interpretou Maria em “Tropa de Elite” e muitos outros personagens na TV brasileira, exerce hoje, o papel mais importante e transformador de sua vida: ser mãe.

Beth Goulart , Mateus Solano e Fernanda Machado
Beth Goulart , Mateus Solano e Fernanda Machado

 

No entanto, foi ao longo dessa transformação, de mulher independente, com uma carreira de sucesso, para mãe no século XXI, que ela descobriu uma matemática que não bate: embora a sociedade e o papel da mulher tenham se transformado, a maternidade continua enraizada na biologia humana, pois ainda parimos bebês vulneráveis que dependem cem por cento de um adulto para sobreviver.

Ao enfrentar a endometriose, a ansiedade pós-parto, uma insônia persistente, viver uma perda gestacional, perder o útero na terceira gestação, e descobrir que vivia a perimenopausa e o TDPM enquanto cuidava de filhos pequenos, ela se viu sobrecarregada e com sua saúde mental em risco, o que a fez perceber que todas nós, mães, exercemos uma função fadada ao insucesso nos dias de hoje, pois vivemos o conflito de existir em uma sociedade patriarcal, feita por homens e para homens.  

Beth Goulart , Claudia Alencar e Fernanda Machado
Beth Goulart , Claudia Alencar e Fernanda Machado

 

Em “Tudo que não me contaram sobre a maternidade”, a autora reflete como o desalinhamento evolucionário afeta as mães hoje, a falta de uma vila de apoio, a sobrecarga materna, e como tudo isso tem consumido a saúde mental das mães. É um verdadeiro arsenal de reflexão e inspiração para as mulheres que enfrentam esses desafios — ou se preparam para enfrentá-los.

Fernanda Machado entre Glauce e Jorge Bulus
Fernanda Machado entre Glauce e Jorge Bulus

 

Voltar para a home aqui