• Post author:

Danielian Rio apresenta duas exposições simultâneas:“Verde que te quero ver-te”, de Rosina Becker do Valle, e “Amazoceno”, de Gabriel GiucciAbertura:22 de maioA floresta antes de nós—e apesar de nós O tempo histórico não é linear.

Gustavo Plá e Maria Alice Salgado
Gustavo Plá e Maria Alice Salgado

 

É a partir desse entendimento—de que o presente é sempreuma reconfiguração do passado—que a Danielian Rio apresenta, em simultâneo, duasexposições profundamente conectadas pelo tema da floresta: “Verde que te quero ver-te”, comobras da artista Rosina Becker do Valle(Rio de Janeiro, 1914–2002), e “Amazoceno”, com anova série do artista Gabriel Giucci(Princeton, Estados Unidos, 1987,vive e trabalha entre Riode Janeiro,São Pauloe Nova York), realizada exclusivamente paraa galeria.

Se em Rosina—nome fundamental para a arte brasileira do século XX,aluna deIvan Serpaem cursos livresno MAM-RJ, e identificada com uma sensibilidade popular, intuitiva, quaselitúrgica—tudo nasce de uma floresta íntima, animada por cores saturadas e personagensmitológicos do cotidiano, em Gabriel a floresta se torna palco de uma era imaginária anterioràpresença humana.

Alessandra Monteiro de Carvalho e Iara Figueiredo
Alessandra Monteiro de Carvalho e Iara Figueiredo

 

É uma pré-história possível, uma fábula crítica do tempo presente.O ponto de encontro entre as exposições é a potência da imagem em reconstruir narrativassobre o Brasil.Em Rosina,a florestaé cultura que emerge da terra; em Gabriel, é umageopolítica sensível, onde a fauna se impõe como sujeito. Ambas as abordagensdesestabilizam o olhar urbano, ocidental e antropocêntrico.

Flavia Fabbriziani e Marcus Lontra
Flavia Fabbriziani e Marcus Lontra

 

Com curadoria de Marcus Lontra e Rafael Peixoto, a mostra de Rosina traça paralelos comartistasmodernistascomo Djanira e Tarsila do Amaral,em busca de uma identidade brasileirana pintura. Já a série “Amazoceno”, de Gabriel Giucci, amplia o campo da pinturacontemporânea ao propor uma iconografia animal desprovida de idealização—corpos reais, registrados em escala natural, em linho cru tratado com técnicas pictóricas que os aproximamda materialidade da própria floresta.

 Luis Zerbini , Cesar Oiticica , Riodrigo Oásis e Gabr
Luis Zerbini, Cesar Oiticica, Rodrigo Oásis e Gabriel Giucci

 

O título da mostra de Giucci se refere ao tempo geológico da Amazônia como um organismoem disputa, onde a ficção e a ciência se entrelaçam. É um inventário de seres vivos, anterior aoimpacto humano. Em contraponto, Rosina nos lembra que a floresta já está dentro de nós.Todas as obras apresentadas estão à venda pela Danielian.

Vanessa Fehlberg , Renê Machado e Gabriel Giucci
Vanessa Fehlberg , Renê Machado e Gabriel Giucci

 

Voltar para a home aqui