• Post author:

Quem frequenta o mundo do carnaval certamente conhece o francês Alexis de Vaulx. O empresário que abraçou o carnaval e deixou um brilhante carreira no setor de varejo e caiu dentro do carnaval como folião e depois como empresário. 

“O carnaval é a Cinderela : a pessoa que deixa todos os problemas do ano para num passo de mágica se transformar num Rei ou Rainha num Príncipe ou Princesa ! ou numa personagem qualquer … você sai de você para entrar numa personagem!”  Assim o empresário enxerga os dias de Momo. Aqui no Rio de janeiro onde acontece o maior espetáculo no planeta é tudo isso e muito mais.  Como uma comédia de Molière, o carnaval passa essa mensagem e além e todo esse roteiro o espetáculo vem com sua trilha sonora. 

Alexis como um estrangeiro que vive o carnaval há décadas consegue expressar esse fascínio do turista e também do empresário. “O carnaval veste sua mais bela fantasia mas também  um pequeno adereço simples  e você então  esquece de  tudo !  Olha o bate bola … aí podemos ilustrar todas as dificuldades num mundo muitas das vezes difícil de viver … dificuldades financeiras dificuldades emocionais …tristezas ..brigas … perda de emprego …depressão …doenças. A vida nunca foi fácil ! engana inclusive pensar que ricos são mais felizes dinheiro ajuda certo mas não traz felicidades, pondera Alexis. 
E como essa aventura idílica começou, o site quis  saber. e Alexis contou um pouco da sua estória no mundo do carnaval. 
– Em 2009 com ano da França no Brasil como Diretor comercial da rede Tok e Stok e Conselheiro da Câmara de Comércio França Brasil não pensei duas vezes  queria algo marcante queria os brasileiros ilustrando a França ( e não os franceses trazendo uma cultura muitas das vezes elitizada ) queria uma cultura popular e que falasse com todos os brasileiros! Nada melhor do que o maior espetáculo da terra! Nada melhor que o carnaval … ele  que inclusive serve de protestos dos brasileiros contra suas classes dirigentes ! o Francês fez uma revolução os brasileiros fazem todos os anos. Na Câmara reuni os dirigentes das grandes empresas francesas e apresentei a ideia de um enredo sobre a França e todos toparam. 
Já desfilava pela Grande Rio tendo conhecido o Jayder Soares em uma das lojas Tok e Stok, ele que me convidou para a escola em 2005. Logo escolhi a Grande Rio e fomos para a França em 2008 pesquisar com carnavalesco Cahê e a Presidência da Escola … convidamos o Moulin Rouge. Colocamos os patrocinadores no camarote da Grade Rio e foi aquele sucesso. O evento de maior visibilidade do ano da França no Brasil disparado. 
No ano seguinte os colegas da câmara de comércio me consultaram para um camarote para receber os executivos das companhias e clientes. Queriam também aproveitar a sexta e sábado para campanhas de incentivo com suas equipes … respondi que a Tok e Stok me consumia meu tempo mas insistiram tanto. Eu gostando muito da ideia … ahahaha então fui comprar um camarote : Espaço França Brasil e então levamos 600 pessoas de 15 empresas para o carnaval.
A Incentivo Brasil tinha nascida naquele ano e não parou mais . 
Atualmente o camarote tem 1.000 m2 e recebe 2.000 pessoas sendo 400 por noite de evento x 5 noites. O camarote responde pelo nome de +Brasil tendo câmaras europeias americana chinesa e da América do Sul apoiando.

Esse ano não termos carnaval e nem desfiles algo impensável na cabeça de qualquer folião. Mas, infelizmente a vida pega essas peças. O que é uma grande espetáculo poderia virar uma grande tragédia. E isso ninguém quer. Portanto, o empresário resolveu promover uma grande exposição de costumes de carnaval no Centro Nacional do Figurino de Cena, em Moulins, na França 2021.  

Para celebrar esse evento a empresa Incentivo Brasil escolheu o hotel Fairmont, que possui protocolos “all save“, em acordo com os padrões estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na relação que as questões sanitárias que o momento exige. Poucos convidados neste grande momento.  As escolas de samba Salgueiro, Mocidade Independente de Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Grande Rio, todas representantes do grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro, saudaram o embarque de quase duas toneladas de fantasias.
No salão Gold do Fairmont Hotel, em Copacabana, o manager do grupo Incentivo Brasil, Alexis de Vaulx, deu as boas vindas as autoridades presentes: o Diretor da Liesa Erich Straher, o Diretor de Operação da Riotur Rafael Bandeira e o cônsul geral da França no Rio, Jean-Paul Guihaumé, que saudaram a iniciativa e até mesmo a ousadia do grupo Incentivo Brasil em mostrar ao mundo, através da exposição do Museu do Figurino, em Moulins, um pouco do carnaval carioca, considerado o maior espetáculo da terra.    

 

O cônsul geral da França Jean Paul Guilhaumé, Alexis de Vaulx e os sambistas da Grande Rio e Rafael Bandeira diretor da Riotur e Eric Staher diretor da LIESA
A bandeira da Grande Rio e o cônsul da França Jean Paul Guilhaumé
O cônsul da França Jean-Paul Guilhaumé e Alexis de Vaulx, Rafael Bandeira e Eric Straher
O cônsul da França Jean-Paul Guilhaumé, Mestre Fafá da bateria da Grande Rio e o empresário Alexis de Vaulx