• Post author:
Vocês sabiam que é possível se divorciar ou reconhecer uma união estável remotamente? Poucos dias depois do início do isolamento gerado pela pandemia, a Corregedoria Nacional de Justiça autorizou a atividade dos cartórios brasileiros no meio digital. Uma medida que vem facilitando a vida de muita gente.
Serviço essencial  à população, os cartórios permaneceram com suas instalações físicas abertas, mas abriram novas frentes para alcançar o cidadão, levando segurança jurídica, autenticidade e fé pública para o mundo virtual.
As duas unidades do 15º Ofício de Notas, no Centro e na Barra da Tijuca, já registraram 1047 atos eletrônicos de serviços que incluem, além de divórcio e união estável, escritura de compra e venda de imóveis e procurações.
“Esta iniciativa é uma importante ferramenta de desburocratização. A tecnologia existe para facilitar as nossas vidas e deve ser usada para aproximar os cidadãos dos serviços públicos”, afirma Michelle Novaes, tabeliã substituta do 15º Ofício de Notas
O 15° Cartorio de Notas do Rio de Janeiro on line