• Post author:

Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é um bairro cuja história está ligada às (r)evoluções comportamentais. E a conquistas como a liberdade de expressão e inovações as mais variadas. Essas inovações começaram em meados dos anos 1950, com os surfistas no Arpoador, e, nas décadas seguintes, perpetuaram-se através de acontecimentos  como as Dunas da Gal (ou do Barato), o Posto 9, Bar Pizzaiolo, entre outros. A Praça General Osório foi o berço de dois ícones ligados à Contracultura: a Banda de Ipanema e a Feira Hippie.

Ali pertinho, na Rua Teixeira de Melo, mais exatamente no quarteirão entre a praia e a praça, um bar fincou suas bandeiras (sendo a do arco-íris a principal delas) e até hoje faz história por lançar tendências e nomes ligados à música e à moda. O bar em questão é o Galeria Café que, em dezembro de 1997, abriu suas portas num espaço diminuto se comparado ao que ocupa hoje. A casa, que está prestes a completar 24 anos,  é comandada pelos sócios Alexandra Di Calafiori – presente desde a inauguração – e por seu companheiro, o ator e cantor Claudio Lins. Em razão da pandemia da Covid-19, o local ficou fechado e reabre com novas propostas, afinadas com atuais  exigências sanitárias e com as regras de distanciamento.

A pandemia fez com que o Galeria  fechasse suas portas por 7 meses e, mais recentemente, funcionou com capacidade reduzida entre reaberturas e novos fechamentos. A casa reabre agora seguindo uma lista de normas recomendadas pelo infectologista Rodrigo Lins. O funcionamento fica por ora restrito às sextas e aos sábados, a partir das 20h. Nessa reabertura, não é mais permitido permanecer de pé. O público ocupa agora mesas e cadeiras.

A capacidade é de 42 pessoas sentadas (36 no salão e seis no mezanino). O uso de máscaras é obrigatório, e a casa ainda dispõe de faceshields para uso.  O menu manteve os drinques que fizeram a fama do local, que podem também acompanhar as comidinhas do Bar do Adão, vizinho e agora parceiro da casa. A cada fim de semana acontecerão pocket shows de atrações variadas, que vão da stand up a apresentações musicais.

Em quase 24 anos de existência, o público do Galeria Café fez mais do que dançar. Ele testemunhou momentos memoráveis e viu surgir artistas hoje consagrados. O estilista francês Jean-Paul Gaultier e a princesa Stéphanie de Mônaco deram pinta por lá quando estiveram no Rio. Foi lá onde Marina Lima e Adriana Calcanhotto conversaram pela primeira vez.

O encontro foi promovido pelo Jornal do Brasil e resultou num bate-papo antológico para a Domingo, a célebre revista daquele diário. Quando ninguém falava ainda em Pablo Vittar, “Open bar”, sua versão para “Lean on”, já embalava os freqüentadores do lugar. Quem não exatamente surgiu, encontrou ali a mola que o jogaria para (muito) além do Rio. E os DJs LC Ambient e Gustavo MM são provas disso. O artista visual Anderson Thives expôs na casa suas primeiras telas. A cantora trans Valéria Barcellos (ex-Houston) foi alçada do mezanino ao estrelato, e a lista de nomes não para por aqui, daria um release.

A reboque da casa, outros estabelecimentos voltados ao público LGBTQI surgiram naquele quarteirão. Aquele trecho da rua mudou de cara muitas vezes, e o Galeria manteve-se incólume. Do seu surgimento aos dias de hoje, o país passou por diferentes planos econômicos que levaram seus sócios a rebolar, sem nunca esmorecer. Nesses tempos pandêmicos, a duras penas, os funcionários foram preservados, mas o prolongamento das medidas de segurança levou os sócios a pedir ajuda. Em maio, foi lançada uma vaquinha virtual no portal abacashi, e a adesão do público tem sido comovente.

Isso mostra que o Galeria não é só um lugar para dançar, flertar ou encontrar os amigos. É um espaço onde o acolhimento faz-se presente. Um lugar que marcou épocas e que, pela soma desses fatores, deixa uma marca indelével na vida cultural da cidade – não uma cidade qualquer. Até porque o Galeria Café está longe de ser um lugar qualquer.

Christovam Chevalier 

Galeria Café Rio barman de faceshield cred Saullo Costa

 

Galeria Café Rio mesas e cadeiras cred Saullo Costa