• Post author:

O Alalaô Kiosk, primeiro quiosque da orla carioca voltado para arte e sustentabilidade, recebe, a partir desta quinta-feira (22/04), no Arpoador, a intervenção artística BIRUTAS, do artista Arjan Martins. O projeto faz parte da exposição Descompasso Atlântico, patrocinada pela galeria A Gentil Carioca. A mostra é gratuita e aberta para todo o público, de segunda a sábado, das 15h às 20h30.

“A arte sempre será um patrimônio da humanidade. Ter um espaço na orla da nossa cidade maravilhosa que traz exposições e reflexões tão importantes é fundamental para uma experiência ainda mais completa para os cariocas e turistas que têm a praia como seu espaço público favorito”, diz João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio, concessionária que administra os 309 quiosques da orla carioca, do Leme ao Pontal.

Os visitantes que passarem pelo Alalaô Kiosk poderão apreciar a poética de Arjan Martins, que em suas birutas prevê a ampla navegação das águas do oceano negro, seja transitando entre períodos históricos, seja viajando entre diferentes latitudes e longitudes. O objetivo da intervenção artística é relacionar os símbolos marítimos com o tráfico de pessoas escravizadas, revelando o dia a dia as questões sociais não resolvidas da história da humanidade.

Birutas – Arjan Martins

Uma vez que a biruta é utilizada na aviação para indicar a direção e intensidade do vento e as bandeiras marítimas são um código internacional para transmitir mensagens entre embarcações e portos, o artista empresta a forma das birutas e a linguagem das bandeiras para transmitir uma mensagem que será levada pelo vento.

O projeto faz parte do SOUTH SOUTH VEZA, primeiro evento online da plataforma SOUTH SOUTH, focada em propagar a arte contemporânea do hemisfério sul global. Na ocasião, os amantes da arte poderão encontrar obras que fazem parte do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).